Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8FTN9B
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souzapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Maurilio Andrade Rochapt_BR
dc.contributor.referee1Marcos Antonio Alexandrept_BR
dc.contributor.referee2Antonio Barreto Hildebrandopt_BR
dc.creatorIara Fatima Fernandes Falcaopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T02:43:30Z-
dc.date.available2019-08-11T02:43:30Z-
dc.date.issued2010-12-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-8FTN9B-
dc.description.abstractEsta investigación busca mejor comprensión sobre el trabajo del actor por lo que se refiere al habla en escena. Stanislaviski llegó a ello en su obra escrita, definida como marco teórico. Considerando la contextualización de este autor y una detallada revisión de su obra, sepresentan informaciones, reflexiones y formulaciones, acerca de los elementos que se relacionan y componen el concepto de la acción verbal. Para ampliar y problematizar ese concepto se rememoran otros autores (Pavis, Burnier, Barba, Gayotto, Fortuna y Davini) que también en sus obras tratan del tema, es decir, del trabajo actoral con el habla, tornando posible presentar y correlacionar algunos de sus conceptos, poco más o menos semejantes al concepto de acción verbal. Aplicando ese conjunto conceptual al análisis de las respuestas dadas por actores locales en entrevistas semiestructuradas, que enfocaban el tema central de esta investigación, se observa que el concepto stanislaviskiano aun se pone como un referencial pertinente para la comprensión del fenómeno aquí destacado. Esta constatación permite apuntar desdoblamientos propicios tanto en nivel de investigación académica como en lo que se refiere a la creación actoral.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca uma melhor compreensão sobre o trabalho do ator com a fala em cena.Para tanto, recorre à obra escrita de Stanislavski, definida como marco teórico. A partir da contextualização desse autor, de uma detalhada revisão de sua obra, são apresentadas informações, reflexões e formulações acerca dos elementos que se relacionam e compõem oconceito de ação verbal. Para ampliar e problematizar esse conceito, outros autores são evocados (Pavis, Burnier, Barba, Gayotto, Fortuna e Davini), pelo fato de, também, abordarem, em suas obras, o tema do trabalho atoral relacionado à fala, tornado possível apresentar e co-relacionar alguns de seus conceitos, mais ou menos próximos ao conceito de ação verbal. Ao aplicar esse conjunto conceitual à análise das respostas de atores locais a entrevistas semi-estruturadas, que focalizavam o tema central da pesquisa, foi possível perceber que o conceito stanislavskiano, ainda, se coloca como um referencial pertinente para a compreensão do fenômeno aqui destacado. Essa constatação permite apontar desdobramentos promissores, tanto em nível de pesquisa acadêmica quanto no que se refere àcriação atoral.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecttrabalho do atorpt_BR
dc.subjectação verbalpt_BR
dc.subjectStanislavskipt_BR
dc.subject.otherVozpt_BR
dc.subject.otherExpressão vocal (Encenação)pt_BR
dc.subject.otherStanislavski, Konstantin, 1863-1938 Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherTeatropt_BR
dc.subject.otherAtores Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherRepresentação teatralpt_BR
dc.titleAção Verbal e o trabalho do ator: proposições stanislavskianas, conceitos outros e considerações atoraispt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a__o_verbal_e_o_trabalho_do_ator_disserta__o_iara__fernandez.pdf755.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.