Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8GRJWF
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Antonio Cruz Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Maria João Melopt_BR
dc.contributor.referee2Teresa Cristina Toledo de Paulapt_BR
dc.creatorConceicao Linda de Francapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T22:35:02Z-
dc.date.available2019-08-13T22:35:02Z-
dc.date.issued2010-08-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-8GRJWF-
dc.description.abstractOne of the main problems faced by professionals in conservation and restoration in museums of modern and contemporary art is the identification of types of degradation in the works of art composed of polymeric materials as well as the monitoring of these objects and actions to intervene in them. Besides the complexity of the material, there are two other issues relating to works produced in plastic: works that were created to be reproduced without the need to preserve theobject exposed, but with the need to preserve the design work, and works that are designed to be preserved, despite the brevity of the material. To assist in the process of decision making at the moment to intervene in these works, we accomplish a original research in a country where we have identified some of the major collections of works of plastic in Brazil, including the collection Gilberto Chateaubriand, cataloged the types of degradation that they had to create a database with this information, and as case studies, we report a few interventions in these institutions in compliance with the criteria used.pt_BR
dc.description.resumoOs acervos museológicos no Brasil foram durante muito tempo, constituídos por materiais bastante conhecidos pelos conservadores-restauradores, como esculturas em madeira, pedra ou metal, pinturas sobre telas, documentos em papel e gravuras entre outros. Porém, este perfil começou a se modificar a partir do final do século XIX e início do século XX com a aquisição por parte dasinsituições, de obras de arte elaboradas em material polimérico (semi sintéticos e sintéticos), seja de forma silenciosa (nos museus históricos) ou conscientemente nos museus de arte moderna e contemporânea. Tomando como referencia este panorama, buscamos através deste trabalho traçar um perfil das coleções identificando alguns dos principais acervos de obras em plástico do Brasil, entre eles a coleção Gilberto Chateaubriand, além disto identificamos e catalogamos os materiais constituintes e os principais tipos de degradação que os mesmos apresentam. Elaboramos ainda um panorama sobre a inserção dos materiais poliméricos no meio artístico brasileiro e informações básicas sobre a composição dos polímeros e principais métodos de produção dos mesmos, questões fundamentais para a compreensão dos seus mecanismos de degradação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlásticospt_BR
dc.subjectrestauraçãopt_BR
dc.subjectconservaçãopt_BR
dc.subject.otherPolimerospt_BR
dc.subject.otherMetodos de conservação em museuspt_BR
dc.subject.otherArte Conservação e restauraçãopt_BR
dc.subject.otherPlásticos Conservação e restauraçãopt_BR
dc.titleAcervos de obras de arte em plástico: perfil das coleções e propostas para conservação destes benspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_conceicao.pdf5.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.