Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8LMGYA
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Cinema utópico: a construção de um novo homem e um novo mundo
Autor(es): Erika Savernini Lopes
Primeiro Orientador: Heitor Capuzzo Filho
Primeiro membro da banca : Dilma de Melo Silva
Segundo membro da banca: Carlos Henrique Rezende Falci
Terceiro membro da banca: Ana Lucia Menezes de Andrade
Quarto membro da banca: Francisco Carlos de Carvalho Marinho
Resumo: O cinema, desde seus primórdios, prefigurou o espaço cibernético como um novo espaço imaterial construído coletivamente. A concepção desse outro lugar não físico para o qual o homem poderia migrar estabelece para o cinema e para o ciberespaço uma relação direta com as utopias. Na acepção do romance filosófico de Thomas More, a Utopia define-se como um outro espaço não-existente, irrealizável e ideal que diagnostica o atual. O cinema carregaria caracteres fundamentais da Utopia tanto no que se refere à apresentação de evidência realista de um espaço não-existente quanto por projetar-se sobre a vivência do espectador (as utopias ambicionam a crítica e/ou a interferência no mundo). Embora sejam mais evidentes nos momentos históricos revolucionários, notadamente a Revolução Russa de 1917 e a Cubana de 1959, as relações do cinema com a utopia não se realizam apenas politica e ideologicamente. A proposta de vivência emocional e psicológica num universo imaterial já representaria o anseio de transcendência do corpo a mente ou a alma do espectador vive no cinema uma liberdade espácio-temporal impossível a seu corpo físico. Este sonho de migração chega a seu auge com a tecnologia digital, com as noções de ciberespaço, inteligência artificial e realidade virtual que, grandemente, incorporam o audiovisual na constituição desse outro espaço idealmente modelável conforme os desejos do usuário e habitável por avatares, projeções virtuais e, utopicamente, pela própria essência do homem. Haveria então uma inversão quando o homem habitaria um espaço concreto para sua mente, mas onde seu corpo seria uma projeção sensorial.
Abstract: The cinema, since its beginnings, prefigured the cyberspace as a new immaterial space collectively built. The conception of this other place, non-physical, to where the man could migrate establishes for the cinema and for the cyberspace a direct relation with utopias. In Thomas Mores philosophical romance sense, the Utopia is defined as another space non-existent, unrealizable and ideal that diagnoses the real one. The cinema would carry on fundamental characters of Utopia as regards to the realistic evidence presentation of a space non-existent, as to contemplate it in the spectators experience (the utopias aspire for the critics and/or the interference in the world). Although it used to be more evident in historical revolutionary moments, notably at the Russian Revolution of 1917 and the Cuban one in 1959, the cinema relations with utopia dont only happens politically and ideologically. The proposal of an emotional and psychological experience in an immaterial universe itself represents the aspiration for the transcendence of the body the spectators mind or soul can live in the cinema a spatio-temporal freedom, impossible for hes physical body. This migration dream reaches its peak with the digital technology, with notions such as cyberspace, artificial intelligence and virtual reality, that constitutes the audiovisual in the conception of this other space - ideally modeled as the wishes of its user and liveable by avatars, virtual projections and, utopically, by the mans very essence. There would then be a reversal when the man lived in a concrete space for its mind, but where hes body would be a sensory projection.
Assunto: Ideologia e cinema
Cinema Filosofia
Tecnologia no cinema
Cinema Aspectos sociais
Cinema Semiótica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8LMGYA
Data do documento: 17-Jun-2011
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