Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8QKMQH
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Dispositivo expositivo |
Autor(es): | Marconi Drummond Lage |
Primeiro Orientador: | Stephane Denis Albert Rene Huchet |
Primeiro membro da banca : | Patricia Dias Franca |
Segundo membro da banca: | Maria Elisa Martins Campos do Amaral |
Resumo: | A partir dos campos fronteiriços da curadoria, da expografia e do design gráfico, este projeto de pesquisa propõe estudos que enfoquem aspectos e relações entre os processos de produção, circulação e apresentação das manifestações artísticas e dos elementos formadores da cadeia expositiva (artista-curador-espectador). Como objeto de estudo e aprofundamento, a pesquisa pauta-se no entrecruzamento de projetos autorais (curatoriais e gráficos) desenvolvidos no Museu de Arte da Pampulha (MAP), entre 2006e 2010. Entremeado à discussão destes projetos são abordadas práticas e manifestações artísticas diretamente conectadas às experiências de desmaterialização da arte desenvolvidas por artistas conceituais atuantes nos anos 1960. Contrapontos contemporâneos são apresentados.Adjacente ao texto dissertativo encontra-se outro texto, documental eiconográfico: dez catálogos de exposições desenhadas para o MAP. Oobjetivo da pesquisa é tecer especulações sobre a prática curatorialdesdobrada em dois suportes distintos: a organização gráfica do espaço expositivo e o espaço expográfico da publicação. |
Abstract: | From the borderline fields of curatorship, expographics and graphicdesign, this research project proposes studies focusing on aspects andrelationships between the processes of production, circulation andpresentation of the artistic manifestations and the formative elementsof the exhibition chain (artist curator audience). As an object ofstudy, the research is based on a crisscross of original projects(curatorial and graphic) developed at the Pampulha Art Museum (MAP -Belo Horizonte, Brazil) between 2006 and 2010. Artistic practices andmanifestations directly connected to the art dematerializationexperiments developed by conceptual artists of the 1960s areaddressed within the discussions of these original projects.Contemporary counterpoints are presented. Adjacent to thedissertation text there is another text, both documental andiconographic: ten exhibit catalogues drawn for MAP. The objective ofthe research is to speculate on the curatorial practice unfolded in twodifferent supports: the graphic organization of the exhibit space and theexpographic space of the publication. |
Assunto: | Arte moderna Séc XXI Museus de arte Arte Técnicas de exposições Artistas e museus Museu de Arte da Pampulha (Belo Horizonte, MG) Artes graficas Curadoria (Arte) Estudo e ensino Criação (Literária, artística, etc) |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8QKMQH |
Data do documento: | 17-Nov-2011 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_2009711011_mestrado_eba_ufmg_marconi_drummond_lage.pdf | 7.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.