Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8QMLSH
Type: Tese de Doutorado
Title: O conhecimento epistemológico e o conhecimento em arte: análise de paradigmas do século XXI sob enfoque transdisciplinar
Authors: Fabricio Andrade Pereira
First Advisor: Lucia Gouvea Pimentel
First Referee: Amadeu Roselli Cruz
Second Referee: Maria Christina de Souza Lima Rizzi
Third Referee: Hercules Toledo Correa
metadata.dc.contributor.referee4: GLAUCIA MARIA DOS SANTOS JORGE
Abstract: Esta tese aborda interlocuções entre o conhecimento em Arte/Educação e em Ensino de Arte com possíveis abordagens a partir de paradigmas contemporâneos em Filosofia da Arte, Sociologia da Arte, Psicologia Cognitiva e Ciências Psicológicas. Propõe o conceito de Objeto Estendido para o Ensino de Arte. Discute, a partir de referências textuais, aspectos sobre o Conhecimento, a Memória, a Linguagem, a Percepção como elementos fundamentais para a arte/educação e para o ensino de Arte.
Abstract: This thesis addresses dialogues between the knowledge on Art/Education and Art Education with possible approaches departing from contemporary paradigms in Philosophy of Art, Sociology of Art, Cognitive Psychology and Psychological Science. It proposes the concept of Extended Object to Art Education. It discusses, based on textual references, aspects of knowledge, of Memory, of Language and of Perception as key elements for Art/Education and Art Education.
Subject: Arte e educação Séc XXI
Teoria do conhecimento
Arte Aspectos sociais
Artes
Psicologia da aprendizagem
Arte Filosofia
Arte Estudo e ensino
Arte e sociedade Séc XXI
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8QMLSH
Issue Date: 7-Jul-2011
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_fabricio_andrade.pdf788.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.