Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8Z8P5V
Type: Tese de Doutorado
Title: Arquitetura neoclássica e cotidiano social do centro histórico de Fortaleza: da Belle Époque ao ocaso do início do século XXI
Authors: Antonio Gilberto Abreu de Souza
First Advisor: Yacy Ara Froner Goncalves
First Referee: Luiz Antonio Cruz Souza
Second Referee: Leonardo Barci Castriota
Third Referee: Edson Motta Junior
metadata.dc.contributor.referee4: Marcos Tognon
Abstract: Esta tese versa sobre a Arquitetura Neoclássica e Cotidiano Social do Centro Histórico de Fortaleza - da Belle Époque ao ocaso do início do século XXI. Trata-se de um estudo acerca da evolução espacial e arquitetônica do bairro Centro em Fortaleza, uma área com largo patrimônio histórico e que vem se desgastando progressivamente. O objetivo geral desta tese é a realização de um estudo que possa identificar e analisar, tendo como referência a arquitetura Neoclássica, os principais agentes, problemas e potencialidades, no período que abrange o final do século XIX à atualidade, acerca da evolução espacial, social e cultural do Centro Histórico de Fortaleza. Os objetivos específicos são a análise do histórico do uso do solo do bairro, a investigação dos marcos de identidade cultural e arquitetônica, a influência do Neoclassicismo e da Belle Époque e os fatores que resultaram em seu declínio. A metodologia utilizada para esses objetivos gira, qualitativamente, em torno da revisão textual em obras e documentos, da interpelação de alguns agentes sociais envolvidos através de pesquisa de campo e da análise presencial dos bens arquitetônicos Neoclássicos e Ecléticos. O estudo, ao verificar a tendência atual de transformação no bairro Centro, enquanto local de memória, e os possíveis efeitos de intervenções físicas sobre a conservação e a revitalização do conjunto edificado na região, procura desenvolver argumentos contributivos para a ampliação das discussões acerca das transformações as quais o bairro precisa.
Abstract: This thesis deals with the Neoclassic architecture and everyday social of the Historical Center of Fortaleza - of the Belle Époque to decline of the beginning of the XXI century. It is a study about the evolution spatial and architectural neighborhood Center in Fortaleza, an area with deep historical heritage and that has been wearing progressively. The general objective of this thesis is a study that can identify and analyze, taking as reference the Neoclassical architecture, the main actors, problems and potential, in the period that covers the end of the nineteenth century to today, about the evolution spatial, social and cultural of the Historic Center of Fortaleza. It has specific objectives are the analysis of the history of the use of the soil of the neighborhood, the research of the landmarks of cultural identity and architectural, the influence of Neoclassicism and the Belle Époque and the factors that resulted in its decline. The methodology used for these goals revolves around, qualitatively, around the textual review in works and documents, the questioning of some social agents involved through field research and analysis of architectural heritage Neoclassical and Eclectic. The study, to check the current trend of transformation in the neighborhood Centro as a place of memory, and the possible effects of physical interventions on the conservation and revitalization of the set built in the region, seeks to develop arguments contributory to the expansion of discussions about the changes to which the neighborhood needs.
Subject: Patrimônio histórico Fortaleza (CE)
Patrimônio cultural Fortaleza (CE)
Neoclassicismo (Arquitetura) Fortaleza (CE)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8Z8P5V
Issue Date: 1-Aug-2012
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_antonio_gilberto_abreu_de_souza.pdf14.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.