Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8ZFPVQ
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Jalver Machado Bethonico | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ana Lucia Menezes de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Claudiney Rodrigues Carrasco | pt_BR |
dc.creator | Marcio Cardoso Marcolino | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T19:06:21Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T19:06:21Z | - |
dc.date.issued | 2008-11-19 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8ZFPVQ | - |
dc.description.abstract | This present work proposes the analisys of the film Eyes wide shut (1999) of Stanley Kubrick under the aspect of the intersection of the sound and image languages beyond the categories of sound theory´s Michel Chion. The sound context of film suggest a specific analysis in parallel with the filmic narrative of Kubrick, pointing him like a composer of soundtrack, increasing sound, giving it meaning in front of images.The way adopted came with the sound plans graphic plans of film sequences, showing on time, music, sound effects and voice to study the form like the director use sound like a semantic tool. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação de mestrado tem como objetivo analisar o filme De olhos bem fechados de Stanley Kubrick sob o aspecto da interseção das linguagens sonora e imagética através das categorias da teoria sonora de Michel Chion. O universo sonoro do filme sugere uma análise específica em paralelo com a narrativa fílmica estabelecida por Kubrick, apontando o diretor como um compositor da trilha sonora, ao potencializar o material sonoro, dotando-o de significado frente às imagens. A metodologia adotada parte dos planos sonoros planilhas gráficas das seqüências do filme, explicitando no tempo, música, efeitos sonoros e voz para estudar a forma como o diretor utiliza o som como uma ferramenta semântica. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Michel Chion | pt_BR |
dc.subject | Filme | pt_BR |
dc.subject | Stanley Kubrick | pt_BR |
dc.subject | Compositor | pt_BR |
dc.subject.other | Música de cinema | pt_BR |
dc.subject.other | Kubrick, Stanley, 1928-1999 | pt_BR |
dc.subject.other | Artes | pt_BR |
dc.subject.other | Som Registro e reprodução | pt_BR |
dc.subject.other | Chion, Michel, 1947- | pt_BR |
dc.subject.other | Cinema | pt_BR |
dc.title | O compositor Stanley Kubrick: análise do som no filme De olhos bem fechados de Stanley Kubrick através da teoria sonora de Michel Chion | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marcolino_marcio_cardoso___o_compositor_stanley_kubrick__an_lise_do_som_no__filme_de_olhos_bem_fechados_de_stanley_kubrick_atrav_s_da_teoria_sonora_de__michel_chion_.pdf | 669.09 kB | Adobe PDF | View/Open | |
anexo___planos_sonoros.pdf | 3.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.