Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-952K97
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Lugares e imagens: os painéis cerâmicos na cidade de Belo Horizonte entre 1940 e 1944 |
Autor(es): | Joao Augusto Cristeli de Oliveira |
primer Tutor: | Maria do Ceu Diel de Oliveira |
primer miembro del tribunal : | Marcia Cristina Gonçalves de Oliveira Holland |
Segundo miembro del tribunal: | Ronan Cardozo Couto |
Tercer miembro del tribunal: | Anamaria Ruegger Almeida Neves |
Cuarto miembro del tribunal: | Flavio de Lemos Carsalade |
Resumen: | Examino neste trabalho os revestimentos cerâmicos do conjunto arquitetônico da Pampulha, compreendendo-os como um programa visual associado à arquitetura modernista, na cidade de Belo Horizonte, no início da década de 1940. Faço assim uma aproximação do azulejo com a arte da memória, demonstrando de que maneira lugar e imagem foram usados como uma forma de evocar e estabelecer uma relação de continuidade histórica relacionada àquele momento específico. Canonizado na cultura luso-brasileira, foi precisamente o azulejo o elemento plástico adotado para promover uma ligação entre a arte e a arquitetura colonial e moderna, ao mesmo tempo em que diluía a distância entre o tradicional e o moderno. Desta forma, evidencio que, independente das qualidades estéticas e funcionais dos revestimentos cerâmicos da Pampulha, existe um propósito de criação e celebração de uma narrativa, no sentido de estabelecer um vínculo entre os painéis cerâmicos e o passado colonial. |
Abstract: | In this work I examine the tile and mosaic panels of Pampulha architectonic set, understanding it as a visual program associated with modernist architecture in the city of Belo Horizonte, in the early 1940s. I make an approach of the wall tile with the art of memory, demonstrating how place and image were used as a way to evoke and establish a relationship of historical continuity related to that specific moment. Canonized in Luso-Brazilian culture, the tile was precisely the plastic element adopted to promote a connection between colonial and modern art and architecture, at the same time that diluted the distance between traditional and modern. Thus, I make evident that, regardless of the aesthetic and functional qualities of Pampulhas tile panels, there is a purpose for the creation and execution of a narrative in order to establish a bond between the ceramic panels and colonial past. |
Asunto: | Azulejos Pampulha, Lagoa da, Região (MG) Azulejos Belo Horizonte (MG) 1940-1944 Artes Trabalhos em azulejo Belo Horizonte (MG) Arquitetura moderna Decoração e ornamento (Arquitetura) Belo Horizonte (MG) |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-952K97 |
Fecha del documento: | 19-dic-2012 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese___versao_final_.pdf | 5.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.