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Tipo: Tese de Doutorado
Título: A representação do índio como símbolo da identidade nacional no romantismo brasileiro: articulações entre as obras homônimas de Gonçalves Dias, Rodolfo Amoedo e Francisco Braga, Marabá
Autor(es): Frederico Silva Santos
Primeiro Orientador: Maria do Carmo de F Veneroso
Primeiro membro da banca : Oiliam Jose Lanna
Segundo membro da banca: Ana Claudia de Assis
Terceiro membro da banca: Thais Flores Nogueira Diniz
Quarto membro da banca: Wanda de Paula Tofani
Resumo: O objetivo do presente trabalho é investigar a vertente indianista, do Romantismo brasileiro, sobretudo em relação à maneira como a representação do índio na arte do século XIX contribuiu para a construção da identidade nacional. Como objeto específico, escolhemos a obra Marabá, por ser considerada a primeira obra homônima realizada dentro do meu campo de interesse, na literatura, Marabá (1849) de Gonçalves Dias, na pintura, Marabá (1882), de Rodolfo Amoedo e na música, Marabá (1897), de Francisco Braga. A análise, aqui realizada, se pautou na hipótese de que essas obras inseridas no pensamento do desajuste entre o modelo e a cópia apresentam inovações e de certa forma reconstroem a tradição através da representação e da busca de uma identidade nacional. Diante do citado, defendemos que, a imagem do índio gerada pelas obras homônimas marca e questiona tanto indianismo, a mestiçagem e a necessidade do aval europeu para a sua aceitação e a de seus autores, em território nacional.
Assunto: Indios da America do Sul Brasil Arte
Brasil Civilização Influências indígenas
Arte brasileira Séc XIX
Indianismo (Literatura)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-95CHQM
Data do documento: 29-Out-2012
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