Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-95CHQM
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria do Carmo de F Venerosopt_BR
dc.contributor.referee1Oiliam Jose Lannapt_BR
dc.contributor.referee2Ana Claudia de Assispt_BR
dc.contributor.referee3Thais Flores Nogueira Dinizpt_BR
dc.contributor.referee4Wanda de Paula Tofanipt_BR
dc.creatorFrederico Silva Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T15:55:55Z-
dc.date.available2019-08-11T15:55:55Z-
dc.date.issued2012-10-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-95CHQM-
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho é investigar a vertente indianista, do Romantismo brasileiro, sobretudo em relação à maneira como a representação do índio na arte do século XIX contribuiu para a construção da identidade nacional. Como objeto específico, escolhemos a obra Marabá, por ser considerada a primeira obra homônima realizada dentro do meu campo de interesse, na literatura, Marabá (1849) de Gonçalves Dias, na pintura, Marabá (1882), de Rodolfo Amoedo e na música, Marabá (1897), de Francisco Braga. A análise, aqui realizada, se pautou na hipótese de que essas obras inseridas no pensamento do desajuste entre o modelo e a cópia apresentam inovações e de certa forma reconstroem a tradição através da representação e da busca de uma identidade nacional. Diante do citado, defendemos que, a imagem do índio gerada pelas obras homônimas marca e questiona tanto indianismo, a mestiçagem e a necessidade do aval europeu para a sua aceitação e a de seus autores, em território nacional.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subject.otherIndios da America do Sul Brasil Artept_BR
dc.subject.otherBrasil Civilização Influências indígenaspt_BR
dc.subject.otherArte brasileira Séc XIXpt_BR
dc.subject.otherIndianismo (Literatura)pt_BR
dc.titleA representação do índio como símbolo da identidade nacional no romantismo brasileiro: articulações entre as obras homônimas de Gonçalves Dias, Rodolfo Amoedo e Francisco Braga, Marabápt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese___frederico_silva_santos.pdf64.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.