Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-95CHQM
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria do Carmo de F Veneroso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oiliam Jose Lanna | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ana Claudia de Assis | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Thais Flores Nogueira Diniz | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Wanda de Paula Tofani | pt_BR |
dc.creator | Frederico Silva Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T15:55:55Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T15:55:55Z | - |
dc.date.issued | 2012-10-29 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-95CHQM | - |
dc.description.resumo | O objetivo do presente trabalho é investigar a vertente indianista, do Romantismo brasileiro, sobretudo em relação à maneira como a representação do índio na arte do século XIX contribuiu para a construção da identidade nacional. Como objeto específico, escolhemos a obra Marabá, por ser considerada a primeira obra homônima realizada dentro do meu campo de interesse, na literatura, Marabá (1849) de Gonçalves Dias, na pintura, Marabá (1882), de Rodolfo Amoedo e na música, Marabá (1897), de Francisco Braga. A análise, aqui realizada, se pautou na hipótese de que essas obras inseridas no pensamento do desajuste entre o modelo e a cópia apresentam inovações e de certa forma reconstroem a tradição através da representação e da busca de uma identidade nacional. Diante do citado, defendemos que, a imagem do índio gerada pelas obras homônimas marca e questiona tanto indianismo, a mestiçagem e a necessidade do aval europeu para a sua aceitação e a de seus autores, em território nacional. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.subject.other | Indios da America do Sul Brasil Arte | pt_BR |
dc.subject.other | Brasil Civilização Influências indígenas | pt_BR |
dc.subject.other | Arte brasileira Séc XIX | pt_BR |
dc.subject.other | Indianismo (Literatura) | pt_BR |
dc.title | A representação do índio como símbolo da identidade nacional no romantismo brasileiro: articulações entre as obras homônimas de Gonçalves Dias, Rodolfo Amoedo e Francisco Braga, Marabá | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese___frederico_silva_santos.pdf | 64.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.