Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-97NPKD
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Binômio arte/vida na arte da performance e a relação sujeito/usura em A plebe do crediário |
Autor(es): | Isaque Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Mariana de Lima e Muniz |
Primeiro Coorientador: | Marcos Antonio Alexandre |
Primeiro membro da banca : | Marcos Antonio Alexandre |
Segundo membro da banca: | Eugenio Paccelli da Silva Horta |
Terceiro membro da banca: | Denise Araújo Pedron |
Resumo: | Esta pesquisa buscou estudar a arte da performance com o objetivo de destacar e analisar características desta linguagem que a relacionam ao binômio arte/vida. A partir desse recorte trabalhou-se o conceito de arte da performance, bem como seu despontamento e principais características como gênero artístico. Assim, adotou-se umametodologia híbrida entre teorias e práticas que, em conjunto a esta dissertação, deu origem à performance A Plebe do Crediário. Esta, inspirada no texto O Rei da Vela de Oswald de Andrade, partiu do emprego do histórico de consumo deste pesquisador, abordando criticamente sua situação particular como consumidor/devedor e, por essa via, tratou de encarar a relação binomial entre arte e vida a partir da abordagem de aspectos cotidianos, autobiográficos, político/sociais e do contexto histórico atual em uma obra de arte. |
Abstract: | This research is aimed at studying performance art with the purpose of pointing out and analyzing properties pertaining to its language that relate to the binomial art/life. From this perspective, the concept of performance art and the major characteristics in its emergence as a figure of artistic expression was explored. A hybrid approach of study was adopted, merging theories and practices together with this dissertation, ultimatelyleading to the performance of A Plebe Crediário. This performance, inspired by Oswald de Andrades O Rei da Vela, drawing inspiration from the consumer history of this researcher, with a critical focus on his particular situation as a consumer/debtor, examined the binomial relationship between art and life based on the everyday, autobiographical, political and social aspects present and the historical context in awork of art. |
Assunto: | Arte moderna Séc XX Criação (Literária, artística, etc) Performance (Arte) Videoarte |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-97NPKD |
Data do documento: | 4-Jul-2011 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertac_a_o___final___diploma.pdf | 42.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.