Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9B7GPP
metadata.dc.type: Dissertação de Mestrado
Title: Canção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantado
metadata.dc.creator: Eberth Guimaraes da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Maurilio Andrade Rocha
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Mariana de Lima e Muniz
metadata.dc.contributor.referee1: Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Davi de Oliveira Pinto
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação, de caráter teórico-prático, tem por finalidade a investigação da utilização de canções populares urbanas na intervenção Naquele Bairro Encantado, caracterizada por ser um trabalho de improvisação com máscaras expressivas em uma região tradicional da cidade de Belo Horizonte. A busca pela compreensão das canções como elemento dramatúrgico da intervenção instigou a necessidade de entendimento do que é a canção e da relação letra e melodia em sua estrutura. A partir da Semiótica da Canção pudemos encontrar os processos de identificação de uma canção e, em seguida, analisamos o discurso dessas canções no processo de criação e na performance com o público. O espaço de apresentação também foi considerado como elemento dramatúrgico e influenciador da peculiaridade da intervenção. Evidenciou-se a força dramatúrgica da canção especificamente nessa intervenção, proporcionando maior aproximação com o público, revelando emoções e conduzindo as açõesimprovisadas.
Abstract: This dissertation, theoretical and practical aims at investigating the use of popular songs in urban intervention Naquele bairro encantado, characterized by being a work of improvisation with expressive masks in a traditional area of the city of Belo Horizonte. The quest forunderstanding the songs as part of dramaturgical intervention prompted the need to understand what is the song and the lyrics and melody relationship in its structure. From the Semiótica da Canção could find the process of identification of a song and then we analyzed the speech of these songs in the process of creation and performance with the audience. The presentation space was also considered as an element of uniqueness and influential dramaturgical intervention. Revealed the strength of the song specifically this dramaturgical intervention, providing a closer relationship with the public, revealing emotions and actionsleading improvised.
metadata.dc.subject.other: Teatro de máscaras
Improvisação (Representação teatral)
Performance (Arte)
Música Semiótica
Música popular
Intervenções urbanas
Lagoinha (Belo Horizonte, MG)
metadata.dc.language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
metadata.dc.publisher.initials: UFMG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9B7GPP
Issue Date: 23-Oct-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___eberth_guimar_es_da_silva.pdf4.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.