Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9B7GPP
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Canção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantado
Autor(es): Eberth Guimaraes da Silva
Primeiro Orientador: Maurilio Andrade Rocha
Primeiro Coorientador: Mariana de Lima e Muniz
Primeiro membro da banca : Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souza
Segundo membro da banca: Davi de Oliveira Pinto
Resumo: Esta dissertação, de caráter teórico-prático, tem por finalidade a investigação da utilização de canções populares urbanas na intervenção Naquele Bairro Encantado, caracterizada por ser um trabalho de improvisação com máscaras expressivas em uma região tradicional da cidade de Belo Horizonte. A busca pela compreensão das canções como elemento dramatúrgico da intervenção instigou a necessidade de entendimento do que é a canção e da relação letra e melodia em sua estrutura. A partir da Semiótica da Canção pudemos encontrar os processos de identificação de uma canção e, em seguida, analisamos o discurso dessas canções no processo de criação e na performance com o público. O espaço de apresentação também foi considerado como elemento dramatúrgico e influenciador da peculiaridade da intervenção. Evidenciou-se a força dramatúrgica da canção especificamente nessa intervenção, proporcionando maior aproximação com o público, revelando emoções e conduzindo as açõesimprovisadas.
Abstract: This dissertation, theoretical and practical aims at investigating the use of popular songs in urban intervention Naquele bairro encantado, characterized by being a work of improvisation with expressive masks in a traditional area of the city of Belo Horizonte. The quest forunderstanding the songs as part of dramaturgical intervention prompted the need to understand what is the song and the lyrics and melody relationship in its structure. From the Semiótica da Canção could find the process of identification of a song and then we analyzed the speech of these songs in the process of creation and performance with the audience. The presentation space was also considered as an element of uniqueness and influential dramaturgical intervention. Revealed the strength of the song specifically this dramaturgical intervention, providing a closer relationship with the public, revealing emotions and actionsleading improvised.
Assunto: Teatro de máscaras
Improvisação (Representação teatral)
Performance (Arte)
Música Semiótica
Música popular
Intervenções urbanas
Lagoinha (Belo Horizonte, MG)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9B7GPP
Data do documento: 23-Out-2012
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o___eberth_guimar_es_da_silva.pdf4.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.