Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9B8GR7
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | Instâncias da orientação de monografias de final de curso no ensino de artes visuais na modalidade a distância: a interterritorialidade com uso de estratégias didáticas e metodologia para construção de conhecimento |
Authors: | Fatima Pinheiro de Barcelos |
First Advisor: | Lucia Gouvea Pimentel |
First Referee: | Maurilio Andrade Rocha |
Second Referee: | Yacy Ara Froner Goncalves |
Third Referee: | Rosvita Kolb Bernardes |
metadata.dc.contributor.referee4: | Glaucia Maria dos Santos Jorge |
Abstract: | A presente tese aborda as interfaces que circunscrevem a orientação de monografias de final de curso e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), para o ensino/aprendizagem de Artes Visuais na modalidade a distância. Apresenta um panorama do ensino a distância, as questões sociais, culturais e políticas que subjazem a essa modalidade de ensino no país, os programas aqui implantados e seus resultados. Além disso, discute os desafios que o contexto das TDIC impõe ao conhecimento que se constrói na contemporaneidade, ao ensino/aprendizagem, à escola e a seus atores. Investiga a viabilidade do uso de metodologia e instrumentos didáticos construídos, aplicados no ensino/aprendizagem presencial e trazidos para a modalidade a distância, objetivando a construção de conhecimento no processo de orientação de discentes em finalização de curso. O estudo propõe a interterritorialidade entre o conhecimento que se constrói no processo de orientação de monografias de final de curso na modalidade presencial e o que se constrói no processo de orientação de monografias de final de curso na modalidade a distância. O conceito de interterritorialidade apresentado nesta tese fundamenta-se em Barbosa (2008). |
Abstract: | This thesis addresses the interfaces that encompass the guidance of monographs final course and digital technologies for information and communication (TDIC) for the teaching/learning of Visual Arts in the distance. Provides an overview of distance learning: social, cultural and the political that is underpinning in this type of education in Brazil with the programs here implemented and their results. Further, it discusses the challenges context of TDIC requires knowledge that is built in contemporary, teaching/learning, the school and its actors. Investigates the feasibility of using methodology and teaching instruments built applied in teaching/learning classroom and brought to the distance mode, allowing the construction of knowledge in the process of finalizing guidance of students in the course. The study proposes of the interterritoriality between the knowledge that is built on orientation process of monographs in the final of the course in classroom mode and that is too built in the process of orientation monographs in the final of distance course. The concept of Interterritoriality presented in this thesis is based on Barbosa (2008). |
Subject: | Ensino à distância Artes Redação técnica Tecnologia educacional Arte Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9B8GR7 |
Issue Date: | 4-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese_fatima_pinheiro_barcelos_agosto_2013.pdf | 3.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.