Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9PWJLZ
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Estratégias narrativas na filmografia de Ingmar Bergman: o diálogo entre o clássico e o moderno
Autor(es): Antonio Alder Teixeira
Primeiro Orientador: Ana Lucia Menezes de Andrade
Primeiro membro da banca : Paulo Antonio Pereira
Segundo membro da banca: Erika Savernini
Terceiro membro da banca: Nisio Antonio Teixeira Ferreira
Quarto membro da banca: Rafael Luiz Ciccarini Nunes
Resumo: Este trabalho constitui uma abordagem da filmografia de Ingmar Bergman (1918-2007) sob o ponto de vista das estratégias narrativas adotadas pelo cineasta sueco em face do que estabelece a gramática do chamado Cinema Clássico, apontando, assim, possibilidades de investigação em torno dos componentes estéticos que evidenciam a presença de índices de modernidade em seus filmes. Na contramão do que tem sido uma tendência dominante da grande crítica sobre a vasta produção do realizador, a tese procura examinar as estratégias narrativas utilizadas por Bergman em alguns de seus filmes, que evidenciam, efetivamente, uma flexibilidade para com os parâmetros estéticos tradicionalmente observados no cânone cinematográfico. Para isso, faz um recorte em sua filmografia, estabelecendo uma divisão possível de diferentes fases da trajetória do cineasta, a partir da seleção de oito filmes que, na perspectiva de sua estrutura narrativa, possam ser tomados como realizações representativas do seu cinema reconhecidamente autoral.
Abstract: This study constitutes an approach of Ingmar Bergmans filmography, from the point of view of narrative strategies adopted by the filmmaker, in face of what is established by the grammar of classic cinema, thus pointing out possibilities of research on the aesthetic components that show indexes of modernity in his art. In opposition to what has been a dominant trend of major criticism about the vast production of the Swedish director, we intended to examine the technical choices made by Bergman , such as scriptwriting, direction, assembly procedures, scale plans, angles and camera movements, lighting, sound and color palette. We made then a cutout of his filmography, establishing a possible division of the different phases of his trajectory, electing eight films, in view of its narrative structure, that could be representative of his recognized authorial cinema.
Assunto: Linguagem cinematográfica
Diretores e produtores de cinema Suecia
Cinema Estética
Bergman, Ingmar, 1918-
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9PWJLZ
Data do documento: 22-Ago-2014
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