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dc.contributor.advisor1Ana Lucia Menezes de Andradept_BR
dc.contributor.referee1Paulo Antonio Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Erika Saverninipt_BR
dc.contributor.referee3Nisio Antonio Teixeira Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee4Rafael Luiz Ciccarini Nunespt_BR
dc.creatorAntonio Alder Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T20:46:42Z-
dc.date.available2019-08-14T20:46:42Z-
dc.date.issued2014-08-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-9PWJLZ-
dc.description.abstractThis study constitutes an approach of Ingmar Bergmans filmography, from the point of view of narrative strategies adopted by the filmmaker, in face of what is established by the grammar of classic cinema, thus pointing out possibilities of research on the aesthetic components that show indexes of modernity in his art. In opposition to what has been a dominant trend of major criticism about the vast production of the Swedish director, we intended to examine the technical choices made by Bergman , such as scriptwriting, direction, assembly procedures, scale plans, angles and camera movements, lighting, sound and color palette. We made then a cutout of his filmography, establishing a possible division of the different phases of his trajectory, electing eight films, in view of its narrative structure, that could be representative of his recognized authorial cinema.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho constitui uma abordagem da filmografia de Ingmar Bergman (1918-2007) sob o ponto de vista das estratégias narrativas adotadas pelo cineasta sueco em face do que estabelece a gramática do chamado Cinema Clássico, apontando, assim, possibilidades de investigação em torno dos componentes estéticos que evidenciam a presença de índices de modernidade em seus filmes. Na contramão do que tem sido uma tendência dominante da grande crítica sobre a vasta produção do realizador, a tese procura examinar as estratégias narrativas utilizadas por Bergman em alguns de seus filmes, que evidenciam, efetivamente, uma flexibilidade para com os parâmetros estéticos tradicionalmente observados no cânone cinematográfico. Para isso, faz um recorte em sua filmografia, estabelecendo uma divisão possível de diferentes fases da trajetória do cineasta, a partir da seleção de oito filmes que, na perspectiva de sua estrutura narrativa, possam ser tomados como realizações representativas do seu cinema reconhecidamente autoral.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClássicopt_BR
dc.subjectEstratégias narrativaspt_BR
dc.subjectModernopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subject.otherLinguagem cinematográficapt_BR
dc.subject.otherDiretores e produtores de cinema Sueciapt_BR
dc.subject.otherCinema Estéticapt_BR
dc.subject.otherBergman, Ingmar, 1918-pt_BR
dc.titleEstratégias narrativas na filmografia de Ingmar Bergman: o diálogo entre o clássico e o modernopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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