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http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9PWJLZ
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Ana Lucia Menezes de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paulo Antonio Pereira | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Erika Savernini | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Nisio Antonio Teixeira Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Rafael Luiz Ciccarini Nunes | pt_BR |
dc.creator | Antonio Alder Teixeira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T20:46:42Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T20:46:42Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-22 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9PWJLZ | - |
dc.description.abstract | This study constitutes an approach of Ingmar Bergmans filmography, from the point of view of narrative strategies adopted by the filmmaker, in face of what is established by the grammar of classic cinema, thus pointing out possibilities of research on the aesthetic components that show indexes of modernity in his art. In opposition to what has been a dominant trend of major criticism about the vast production of the Swedish director, we intended to examine the technical choices made by Bergman , such as scriptwriting, direction, assembly procedures, scale plans, angles and camera movements, lighting, sound and color palette. We made then a cutout of his filmography, establishing a possible division of the different phases of his trajectory, electing eight films, in view of its narrative structure, that could be representative of his recognized authorial cinema. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho constitui uma abordagem da filmografia de Ingmar Bergman (1918-2007) sob o ponto de vista das estratégias narrativas adotadas pelo cineasta sueco em face do que estabelece a gramática do chamado Cinema Clássico, apontando, assim, possibilidades de investigação em torno dos componentes estéticos que evidenciam a presença de índices de modernidade em seus filmes. Na contramão do que tem sido uma tendência dominante da grande crítica sobre a vasta produção do realizador, a tese procura examinar as estratégias narrativas utilizadas por Bergman em alguns de seus filmes, que evidenciam, efetivamente, uma flexibilidade para com os parâmetros estéticos tradicionalmente observados no cânone cinematográfico. Para isso, faz um recorte em sua filmografia, estabelecendo uma divisão possível de diferentes fases da trajetória do cineasta, a partir da seleção de oito filmes que, na perspectiva de sua estrutura narrativa, possam ser tomados como realizações representativas do seu cinema reconhecidamente autoral. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Clássico | pt_BR |
dc.subject | Estratégias narrativas | pt_BR |
dc.subject | Moderno | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject.other | Linguagem cinematográfica | pt_BR |
dc.subject.other | Diretores e produtores de cinema Suecia | pt_BR |
dc.subject.other | Cinema Estética | pt_BR |
dc.subject.other | Bergman, Ingmar, 1918- | pt_BR |
dc.title | Estratégias narrativas na filmografia de Ingmar Bergman: o diálogo entre o clássico e o moderno | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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