Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/KMCG-7JXK9R
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Desenvolvimento do conhecimento tático declarativo e processual no processo de ensino-aprendizagem-treinamento do voleibol escolar
Authors: Claudio Olivio Vilela Lima
First Advisor: Pablo Juan Greco
First Referee: JUAREZ VIEIRA DO NASCIMENTO
Second Referee: Dietmar Martin Samulski
Abstract: O presente estudo se justifica e objetiva a investigar as diferenças entre osmétodos de ensino tradicional e situacional no desenvolvimento do conhecimentotático declarativo e processual nas sessões de treinamento de voleibol, bem comoobservar qual a possível ordem de aparecimento desses métodos que poderiainfluenciar positivamente este desenvolvimento. A amostra foi composta por 36estudantes, do sexo masculino da faixa etária de 12 a 14 anos, sendo 22 destes,inscritos nas equipes escolares de voleibol e 14 estudantes, freqüentes nas aulas deeducação física e não praticavam a modalidade voleibol. Para a realização desteestudo foram designados para cada grupo um processo de ensino-aprendizagemtreinamentodiferente, o processo de aprendizagem iniciou-se pelo GE1 com ametodologia situacional, enquanto que o GE2 com a metodologia tradicional e aofinal de 15 sessões o método é invertido. Para confirmar a execução do métodoproposto foi realizado o protocolo de observação sistemática e categorização dostreinos desenvolvido por Stefanello (1999) Para a avaliação do CTP dos atletas foiutilizado o teste KORA (Avaliação Orientada através do Conceito) desenvolvido porMemmert (2002) segundo o parâmetro tático Reconhecer espaços (RE) e para aavaliação do CTD foi utilizado o teste de conhecimento tático declarativo emsituação de ataque de rede validado por Paula (2001). Os resultados encontradospermitiram as seguintes conclusões. Os três grupos (GE1, GE2 e GC) no pré-testeestatisticamente apresentavam o mesmo resultado inicial p>0,05 CTD (0,079) e CTPdivergente (0,838) e convergente (0,720). O teste de Mann-Whitney Whitney paraavaliação do efeito do Método Situacional em 15 sessões de treinamento aplicadasao GE1, não encontrou diferenças significativas no CTD (p=0.7024). Por outro lado,no CTP, observou-se significância estatística, pois em ambos os casos, convergente(0,0027) e divergente (0,0165), o p-valor obtido foi inferior a 0.05. Quandoanalisadas 15 sessões iniciais do GE2 apresentou resultados diferentes no pré-testee pós-teste 1. Sendo assim, conclui-se que o método tradicional não surtiu efeito noaprendizado do CTD (0,6499) e CTP convergente (0,9346) e divergente (0,5933).Para comparação do efeito da evolução das equipes pós-treinamento, é necessárioavaliar então, os resultados do teste de Kruskal-Wallis obtidos no Pós-teste 1 CTD(0,073), CTP convergente (0,001) divergente (0,015) e Pós-teste 2 CTD (0,360),CTP convergente (0,000) divergente (0,044). Em decorrência desses resultados,sugere-se que a seqüência de treinamentos aplicados ao GE1 (método situacional eem seguida método tradicional) ocasionou num melhor desempenho, uma vez queos 03 grupos estavam num mesmo patamar inicial comprovado pelos resultados nospré-testes.
Abstract: The present study if justifies and aims to investigate the differences betweenthe methods of traditional and situational teaching in the development of thedeclarative and procedural tactical knowledge in the sessions of volleyball training,as well as to observe which the possible order of emergence of those methods thatcould influence this development positively. The sample was composed by 36students, of the masculine gender of the age group from 12 to 14 years old, being 22of these, enrolled in the school teams of volleyball and 14 students, frequent in thePhysical Education classes but they didn't practice the modality volleyball. For theaccomplishment of this study they were designated for each group a process ofdifferent teaching-learning-training, the learning process began for the GE1 with themethodology situational, while the GE2 with the traditional methodology and at theend of 15 sessions the method is inverted. To confirm the execution of the proposedmethod it was accomplished the protocol of systematic was ranked and classifiedusing the protocol developed by Stefanello (1999). In order to evaluate of theathletes' CTP the test was used KORA (Evaluation Guided through the Concept)developed by Memmert (2002) according to the tactical parameter to recognizespaces " (RE) and for the evaluation of CTD the test of declarative tactical knowledgewas used in situation of net attack validated by Paula (2001). The results allowed thefollowing conclusions. The three groups (GE1, GE2 and GC) in the pre-teststatistically the same result initial presented p>0, 05 CTD (0,079) and CTP divergent(0,838) and convergent (0,720). Mann-Whitney Whitney's test for evaluation ofMethod Situational´s effect in 15 applied training sessions to the GE1, didn't findsignificant differences in CTD (p=0.7024). On the other hand, in CTP, statisticalsignificance was observed, because in both cases, convergent (0, 0027) anddivergent (0, 0165), the obtained p-value was inferior to 0.05. When analyzed 15initial sessions of the GE2 it presented different results in the pre-test and pos-test 1being like this, it is ended that the traditional method didn't occasion effect in thelearning of CTD (0,6499) and convergent CTP (0,9346) and divergent (0,5933). Tocomparison of the effect of the evolution of the teams pos-training, is necessary toevaluate then, the results of the test of Kruskal-Wallis obtained in the Pos-test 1 CTD(0,073), convergent CTP (0,001) divergent (0,015) and Pos-test 2 CTD (0,360),convergent CTP (0,000) divergent (0,044). In consequence of those results, it issuggested that the sequence of applied trainings to the GE1 (method situational andsoon after traditional method) it caused in a better acting, once the 03 groups were ina same initial landing proven by the results in the pre-tests.
Subject: Processamento da informação humana
Voleibol Metodos de ensino
Aprendizagem
Psicologia da aprendizagem
Congnição
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/KMCG-7JXK9R
Issue Date: 11-Jun-2008
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_cl_udio_olivio.pdf11.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.