Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/KMCM-8ZUQAK
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Análise do desenvolvimento da síndrome de Burnout em treinadores de voleibol da superliga masculina 2010/2011
Authors: Marisa Lúcia de Mello Santiago
First Advisor: Dietmar Martin Samulski
First Referee: Hanna Karen M. Antunes
Second Referee: Herbert Ugrinowitsch
Abstract: Este estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento da síndrome de Burnout em treinadores de voleibol de alto rendimento. Buscou-se identificar as práticas dos treinadores, que geram estresse, advindas do seu trabalho, as quais podem acarretar um estresse crônico e,ossivelmente, a Síndrome de Burnout. Adotou-se a metodologia qualitativa, fundamentada na abordagem dialética focada na perspectiva histórico-social. Na coleta de dados, foram realizadas quinze entrevistas, totalizando todos os treinadores participantes da Superliga Masculina de Voleibol 2010/2011. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Desta forma, revelaram-se temas que possibilitaram o reconhecimento de três categorias empíricas: Fatores que podem causar a síndrome do Burnout; As manifestações do Burnout e Quais os efeitos do stresse/Burnout. Os resultados indicam que os treinadores possuem vários fatores que geram estresse em sua profissão, os quais são encontrados em diversas profissões e no processo laboral específico do voleibol competitivo. Verificou-se que, em sua prática, estes profissionais orientam-se pelos fundamentos teóricos da modalidade e da necessidade de atender às demandas da sua equipe, suportando, muitas vezes, uma carga excessiva de cobranças, obstáculos a serem vencidos e objetivos a alcançar. Concluiu-se que os treinadores convivem com o desafio de conciliar as ações técnicas e táticas com o gerenciamento de outras funções, acarretando uma sobrecarga de tarefas, pouco tempo de recuperação e dificuldade de suportar situações estressantes, desafio este possibilitador de desenvolvimento da Síndrome de Burnout.
Abstract: The objective of this study was to analyze the development of burnout syndrome in high performance volleyball coaches. It was aimed at identifying which activities undertaken by coaches generate stress resulting from their work, possibly leading to chronic stress, and even, burnout syndrome. A qualitative methodology, founded on the dialectic approach focused on the socio-historical perspective was adopted. During the data collection, fifteen interviews were conducted with all of the coaches participating in the 2010/2011 Mens Volleyball Super League. The data were submitted to content analysis. As a result, themes were revealed, allowing for the recognition of three empirical categories: Factors that May Cause Burnout Syndrome, The Manifestations of Burnout, and, The Effects of Stress/Burnout. The results indicate that coaches have various factors that generate stress in their profession. These factors are found in various professions, and in the specific labor process of competitive volleyball. In their practice, these professionals guide themselves by the theoretical foundations of the modality and by the need to meet the demands of their team, often taking on an excessive load of responsibilities, obstacles to be overcome, and goals to achieve. It was concluded that the coaches live with the challenge of balancing technical and tactical measures with the management of other functions, leading to an overload of tasks, short recovery time, and difficulty in enduring stressful situations, a challenge which can lead to the development of Burnout syndrome.
Subject: Burnout (Psicologia)
Treinadores de atletas
Voleibol Treinamento técnico
Voleibol
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/KMCM-8ZUQAK
Issue Date: 10-Apr-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vers_o_final_para_grafica_1.pdf934.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.