Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SSK3D
Tipo: Tese de Doutorado
Título: O discurso organizacional no HOUSE ORGAN: gêneros, imaginários e ethos como estratégias de construção da identidade e da credibilidade das organizações
Autor(es): Virginia Borges Palmerston
Primeiro Orientador: Eliana Amarante de Mendonca Mendes
Primeiro membro da banca : Melliandro Mendes Galinari
Segundo membro da banca: Nair Prata Moreira Martins
Terceiro membro da banca: Valeria de Fatima Raimundo
Quarto membro da banca: Janice Helena Silva de R C Marinho
Resumo: Esta tese teve como objetivo evidenciar os procedimentos discursivos e linguísticos do discurso organizacional presentes no house organ como estratégias para a construção da identidade e da credibilidade das organizações. Para tanto, analisamos o discurso das organizações a partir da observação dos aspectos situacional, comunicacional e discursivo em três jornais editados por organizações mineiras. São eles o Jornal Gota DÁgua, dirigido aos funcionários da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o jornal extra-classe, dirigido aos professores associados do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro-MG) e o Momento, dirigido ao público externo (comunidade e formadores de opinião) da mineradora Anglogold Ashanti. Analisamos o discurso dos jornais citados, observando o contrato de comunicação estabelecido em cada house organ, a partir das seguintes categorias: gêneros jornalísticos, tipos de matérias, modos de organização do discurso enunciativo e descritivo, imaginários e ethos. O quadro teórico-metodológico foi fundamentado principalmente na Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (1983 e 2006). Procuramos demonstrar que, dependendo de cada público para o qual é dirigido e dependendo do objetivo organizacional, o house organ possui características discursivas e linguísticas específicas, que contribuem para a emissão e a edificação do conceito das organizações.
Abstract: Le travail a comme but mettre en évidence les procédés discursifs et linguistiques du discours organisationnel présent dans le house organ qui contribuent à la construction de lidentité et de la crédibilité des organizations. Pour atteindre notre proposition, nous avons analysé le discours des organizations, à partir de lobservation des aspects situationnel, communicationnel et discursif, en prenant comme corpus trois journaux publiés par des organizations mineiras: le journal Gota DÁgua, adressé aux fonctionnaires de Compagnie dAssenissement de Minas Gerais (Copasa), le journal Extra-Classe, adressé aux professeurs associés au Syndicat des Professeurs de Minas Gerais (SINPRO) et Momento, adressé au public externe à la compagnie de minerière Anglogold Ashanti, cest à dire, la communauté et les formateurs dopinion. Lanalyse des journaux se penche sur le contrat de communication établi en chaque house organ et sur les catégories suivantes: les genres journalistiques, le type des matières, les façons dorganisation du discours énonciatif et descritif, les imaginaires et lethos. Le cadre téorique-métodologique a eu comme support, surtout, la Théorie Sémiolinguistique de Patrick Charaudeau (1983 et 2006). Notre intérêt est donc de démontrer que le house organ présente des caractéristiques discursives et linguistiques spécifiques, qui contribuent à lémission et à lédification du concept des organisations, en dépendant de chaque public auquel il sadresse et en dépendant aussi des objectifs à atteindre.
Assunto: Comunicação empresarial
Análise do discurso
Gêneros textuais
Jornais
Imaginário
Discurso jornalístico
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SSK3D
Data do documento: 29-Fev-2012
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