Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SSK3D
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eliana Amarante de Mendonca Mendespt_BR
dc.contributor.referee1Melliandro Mendes Galinaript_BR
dc.contributor.referee2Nair Prata Moreira Martinspt_BR
dc.contributor.referee3Valeria de Fatima Raimundopt_BR
dc.contributor.referee4Janice Helena Silva de R C Marinhopt_BR
dc.creatorVirginia Borges Palmerstonpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T06:08:09Z-
dc.date.available2019-08-12T06:08:09Z-
dc.date.issued2012-02-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-8SSK3D-
dc.description.abstractLe travail a comme but mettre en évidence les procédés discursifs et linguistiques du discours organisationnel présent dans le house organ qui contribuent à la construction de lidentité et de la crédibilité des organizations. Pour atteindre notre proposition, nous avons analysé le discours des organizations, à partir de lobservation des aspects situationnel, communicationnel et discursif, en prenant comme corpus trois journaux publiés par des organizations mineiras: le journal Gota DÁgua, adressé aux fonctionnaires de Compagnie dAssenissement de Minas Gerais (Copasa), le journal Extra-Classe, adressé aux professeurs associés au Syndicat des Professeurs de Minas Gerais (SINPRO) et Momento, adressé au public externe à la compagnie de minerière Anglogold Ashanti, cest à dire, la communauté et les formateurs dopinion. Lanalyse des journaux se penche sur le contrat de communication établi en chaque house organ et sur les catégories suivantes: les genres journalistiques, le type des matières, les façons dorganisation du discours énonciatif et descritif, les imaginaires et lethos. Le cadre téorique-métodologique a eu comme support, surtout, la Théorie Sémiolinguistique de Patrick Charaudeau (1983 et 2006). Notre intérêt est donc de démontrer que le house organ présente des caractéristiques discursives et linguistiques spécifiques, qui contribuent à lémission et à lédification du concept des organisations, en dépendant de chaque public auquel il sadresse et en dépendant aussi des objectifs à atteindre.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese teve como objetivo evidenciar os procedimentos discursivos e linguísticos do discurso organizacional presentes no house organ como estratégias para a construção da identidade e da credibilidade das organizações. Para tanto, analisamos o discurso das organizações a partir da observação dos aspectos situacional, comunicacional e discursivo em três jornais editados por organizações mineiras. São eles o Jornal Gota DÁgua, dirigido aos funcionários da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o jornal extra-classe, dirigido aos professores associados do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro-MG) e o Momento, dirigido ao público externo (comunidade e formadores de opinião) da mineradora Anglogold Ashanti. Analisamos o discurso dos jornais citados, observando o contrato de comunicação estabelecido em cada house organ, a partir das seguintes categorias: gêneros jornalísticos, tipos de matérias, modos de organização do discurso enunciativo e descritivo, imaginários e ethos. O quadro teórico-metodológico foi fundamentado principalmente na Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (1983 e 2006). Procuramos demonstrar que, dependendo de cada público para o qual é dirigido e dependendo do objetivo organizacional, o house organ possui características discursivas e linguísticas específicas, que contribuem para a emissão e a edificação do conceito das organizações.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectethos e house organpt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectJornalismo Organizacionalpt_BR
dc.subject.otherComunicação empresarialpt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherJornaispt_BR
dc.subject.otherImagináriopt_BR
dc.subject.otherDiscurso jornalísticopt_BR
dc.titleO discurso organizacional no HOUSE ORGAN: gêneros, imaginários e ethos como estratégias de construção da identidade e da credibilidade das organizaçõespt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1333d.pdf8.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.