Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SST7N
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eliana Amarante de Mendonca Mendespt_BR
dc.contributor.referee1Melliandro Mendes Galinaript_BR
dc.contributor.referee2Patrizia Collina Bastianettopt_BR
dc.creatorGehilde Reis Paula de Mourapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T05:59:23Z-
dc.date.available2019-08-10T05:59:23Z-
dc.date.issued2011-08-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-8SST7N-
dc.description.abstractThis thesis presents an analysis of the retextualization of pedagogical texts for vocational education at secondary level carried out by technical editors. The analysis was done by comparing the final versions of the editors with the original ones. An interdisciplinary perspective was adopted, whereby the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis of Patrick Charaudeau interacts with Translation Studies. This ispossible since Charaudeaus communication contract allows its application to translational procedures, including that of retextualization.The comparison original text/final version allows for an investigation along a discourse/communicational perspective, in which the subjects involved are studied so that the existence of a communication contract with double application can be made apparent as expected of translations in general. Discourse organization is also analyzed to check the organization of pedagogical texts. Still bycomparison of the final versions with the original ones, retextualization strategies are also identified and analyzed to check their functionality as tools to improve the technical quality of rather informal pedagogical genre. The goal of this thesis is to demonstrate the importance of retextualization in vocational education as well as the responsibility of theretextualizer in the task of improving the pedagogical genre.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a análise da retextualização de textos didáticos para o ensino profissional de nível técnico realizada por redatores técnicos, a partir do cotejo com os textos base que lhes deram origem. Trabalha-se numa perspectiva interdisciplinar em que dialogam a Teoria Semiolinguística e os Estudos da Tradução, já que o contrato de comunicação de Charaudeau possibilita sua aplicação aos procedimentos tradutórios nos quais se inclui a retextualização. O cotejo texto-base/texto final possibilita uma investigação numa perspectiva comunicacional discursiva em que os sujeitos envolvidos no processo são estudados a fim de se evidenciar a existência de um contrato de comunicação com dupla aplicação, característico dos processos tradutórios. Os modos de organização do discurso também são analisados com o objetivo de verificar como o texto didático se organiza. Através do cotejo texto-base/texto final, são também identificadas e analisadas as estratégias de retextualização para verificação de sua funcionalidade como ferramentas utilizadas para apurar o gênero didático mais informal, tornando-o mais técnico. Este trabalho pretende mostrar a importância da retextualização para o ensino profissional como também a responsabilidade do retextualizador nessa tarefa de apurar o gênero didático.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectretextualizaçãopt_BR
dc.subjecttraduçãopt_BR
dc.subjectdiscursopt_BR
dc.subjectgênero didáticopt_BR
dc.subjectcontratopt_BR
dc.subject.otherCompreensão na leiturapt_BR
dc.subject.otherComunicação escritapt_BR
dc.subject.otherEnsino tecnico Brasilpt_BR
dc.subject.otherTeoria da reescritapt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherSemiótica e comunicaçãopt_BR
dc.subject.otherLingüística textualpt_BR
dc.subject.otherTradução e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherMaterial didáticopt_BR
dc.titleA retextualização de material didático para o ensino profissional de nível técnico como uma modalidade de tradução intralingual numa perspectiva semiolinguísticapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1408m.pdf522.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.