Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SVRLM
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda língua
Autor(es): Natalia Moreira Tosatti
primer Tutor: Regina Lucia Peret Dell Isola
primer miembro del tribunal : Norimar Pasini Mesquita Judice
Segundo miembro del tribunal: Jeronimo Coura Sobrinho
Resumen: O propósito deste trabalho de pesquisa foi investigar a funcionalidade de gêneros textuais presentes em cinco livros didáticos de português para estrangeiros (PLE), publicados na última década. Analisamos esses livros à luz da teoria que aborda os gêneros como formasde ação, como modo de agir sobre o mundo na interação entre indivíduos dentro de uma cultura e uma sociedade. Em nossa pesquisa, investigamos se os gêneros presentes nos livros didáticos de português para estrangeiros (PLE) em análise foram explorados demaneira funcional. Observamos se os autores de nosso corpus criaram situações de práticas de linguagem que propiciassem o desenvolvimento da competência comunicativa vista como um conjunto de componentes linguísticos e pragmáticos relacionados não só ao conhecimento e habilidades necessários ao processamento dacomunicação, mas também relacionados à organização e ao uso da língua em situações socioculturais mais próximas do real facilitando, assim, a interação com o outro. Os resultados obtidos foram alcançados por meio do levantamento da ocorrência de gêneros em cada uma das obras. Concluímos que os livros didáticos de português para estrangeiros, compreendidos em nosso corpus, apresentaram diversidade de gêneros textuais em suas lições, embora nem sempre a ênfase na exploração do gênero recaísse sobre o processo decomunicação. Este estudo, a partir da exposição e análise de dados e atividades presentes nas obras didáticas, demonstra a forma como os gêneros têm sido explorados nos livros didáticos de PLE publicados nos últimos dez anos.
Abstract: The aim of this research was to investigate the functionality of text genres present in five didactic books of Portuguese for Foreigners (PFL) published in the last decade. We analysed the didactic material based on the theory that distinguishes the genres as forms of action, such as ways to act in the world in relation to others in a culture and society. In our research, we investigated whether the present genre in the didactic books of Portuguese for Foreigners (PFL) being analyzed were explored in a functional way. That is, if they created situations of language practice that enabled the development of the communicative competence seen as a set of linguistic and pragmatic components related not only to the knowledge and skills necessary to the process of communication, but also related to the use and organization of the language in socio-cultural situations closer to reality, making the interaction with others easier. The results were obtained by means of an occurrence survey of genres in each one of the books. We concluded that the current didactic books of Portuguese for Foreigners, comprised in our corpus, presented a diversity of text genres in their units (lessons), although not always did the emphasis on the genre exploration lead to the communication process.This paper, using the exposition of data analysis and activities present, shows the way the genres have been explored in didactic books of Portuguese for Foreigners (PFL) published in the last ten years.
Asunto: Livros didáticos
Lingüística
Aquisição da segunda linguagem
Gêneros textuais
Língua portuguesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Língua portuguesa Compêndios para estrangeiros
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8SVRLM
Fecha del documento: 30-sep-2009
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
1276m.pdf2.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.