Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/LETR-8T7MYW
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Um novo olhar às introduções do artigo de pesquisa da prova de inglês do teste ANPAD em um contexto de ensino instrumental |
Authors: | Juliana Guimaraes Rodrigues Coelho |
First Advisor: | Reinildes Dias |
First Referee: | Regina Lucia Peret Dell Isola |
Second Referee: | Solange Aranha |
Abstract: | O ESP - English for Specific Purpose - é conhecido no Brasil como inglês instrumental sendo seu principal fundamento o ensino de uma língua estrangeira para atingir objetivos específicos do aluno, que no caso deste estudo é a compreensão de textos escritos do gênero introdução do artigo de pesquisa oriundos da prova de inglês da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD. Esta pesquisa analisa a organização retóricodiscursivadas introduções do artigo de pesquisa tendo como ferramenta de análise o modelo proposto por Swales e Feak (1994). Apoiado pelo método de pesquisa da descrição focalizada (LARSEN-FREEMAN; LONG, 1999), analisamos um corpus formado por 9 textos da provade inglês do teste ANPAD. Com o objetivo de verificar a adequação do modelo e analisar no nível microestrutural os marcadores lingüísticos presentes em cada movimento, foram realizados três tipos de análise: síntese retórica das introduções, análise gráfica dos movimentos retóricos e análise linguístico-discursiva. Os resultados indicam uma aplicação parcial do modelo, de acordo com a proposta dos autores. Os resultados mostram também que as evidências linguísticas nem sempre correspondiam ao movimento determinado pelo modelo. A análise gráfica dos movimentos retóricos nos proporcionou a criação deparâmetros de análise dos movimentos em termos de ocorrência, frequência, extensão, sequência e posição. O recurso gráfico a compreensão do processo escrito tornou-se um elemento estratégico, pois possibilitou um novo olhar em relação à introdução do artigo depesquisa. Este estudo é voltado para fins pedagógicos e seus resultados podem auxiliar principalmente os professores que tenham interesse nesse teste. |
Abstract: | ESP - English for Specific Purpose - is known in Brazil as inglês instrumental. Its main objective is teaching foreign language to meet students specific purposes. In this study, it is reading comprehension of research article introductions from the English test of the NationalAssociation of Graduation and Research in Business - ANPAD. This research analyzes the rhetorical-discursive organization of research article introductions, using the model proposed by Swales and Feak (1994) as its analysis tool. Supported by the research method known asfocused description (LARSEN-FREEMAN; LONG, 1999), we analyzed a corpus composed of 9 texts from the English test of ANPAD. As the objective was to verify the appropriateness of the model and analyze the liguistic markers in each movement from a microstructure level,three analyses were conducted: a rhetorical synthesis of introductions, a graphical analysis of the rhetorical movements and a linguistic-discursive analysis. The results show a partial application of the model according to the authors proposal. Results also show that the linguistic evidences have not always matched the movement proposed by the model. Thegraphical analysis of rhetorical movements allowed us to create the analysis parameters of movements considering five components: occurrence, frequency, extension, sequence and position. The graphical resource to reading comprehension has become a strategic itembecause it has allowed us to have a new view of the genre research article introductions. This study has a pedagogical purpose and its findings can help mainly teachers who are interested in this test. |
Subject: | Lingüística Compreensão na leitura Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros Publicações científicas Aquisição da segunda linguagem Gêneros textuais Língua inglesa Testes ANPAD |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-8T7MYW |
Issue Date: | 4-Aug-2009 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.