Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TBLY8
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Desenvolvendo a autonomia pelas trilhas da motivação, autoestima identidade: uma experiência reflexiva
Autor(es): Maria Raquel de Andrade Bambirra
Primeiro Orientador: Laura Stella Miccoli
Primeiro membro da banca : Regina Lucia Peret Dell Isola
Segundo membro da banca: Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
Terceiro membro da banca: Rodrigo Camargo Aragão
Quarto membro da banca: Ana Maria Ferreira Barcelos
Resumo: Esta tese buscou operacionalizar o modelo processual da motivação para a aprendizagem de L2 de Dörnyei & Ottó (1998), atualizado por Dörnyei (2001), com o objetivo de verificar se ele se presta ao desenvolvimento de autonomia por parte de uma estudante. A coleta de dados foi realizada em quatro fases, tendo por base as fases préacional, acional e pós-acional sugeridas pelo modelo motivacional. Em fase de preparo do gerenciamento da motivação, levantou-se o perfil de aprendizagem de L2 da informante, o que envolveu a utilização de uma narrativa de aprendizagem e de cinco questionários. Feito tal levantamento, o modelo passou a ser operacionalizado e, emfase pré-acional, foram estabelecidas as condições motivacionais básicas para o seu desenvolvimento. Em fase acional, o gerenciamento feito pela informante de sua motivação foi acompanhado através da realização de três sessões reflexivas de entrevistas semi-estruturadas. Em fase pós-acional, a informante avaliou a experiência da pesquisa em outra sessão de entrevista reflexiva semi-estruturada. Além disso, com base no framework Miccoli & Bambirra (2009) de experiências formais de aprendizagem de L2, os componentes experienciais trazidos pela informante para as entrevistas foram mapeados em seu discurso, categorizados, quantificados e analisados, para evidenciar o movimento dos aspectos cognitivos, sociais, afetivos, contextuais, pessoais, conceptuais e motivacionais, integrantes de sua experiência, ao longo do processo. O modelo mostrou-se eficiente para fomentar o desenvolvimento de autonomia.
Abstract: This thesis sought to operationalize Dörnyei & Ottós (1998) process model of motivation for L2 learning, updated by Dörnyei (2001), in order to verify its suitability for a learner`s development of autonomy. Data collection was conducted in four phases, based on the pre-actional, actional and post-actional phases suggested by the motivational model. In the preparation phase of motivation management, the informants profile of L2 learning was drawn, which involved the use of a narrative oflearning and five questionnaires. After that, the model started to be operationalized and, in the pre-actional phase, the basic motivational conditions for her development were established. In the actional phase, the management made by the informant of her motivation was accompanied by means of three reflective sessions of semi-structuredinterviews. In the post-actional phase, the informant assessed the research experience in another reflexive session of semi-structured interview. Furthermore, based on the Miccoli & Bambirras (2009) framework of formal experiences of L2 learning, the experiential components brought by the informant interviews were mapped in herdiscourse, categorized, quantified, and analyzed to show the movement of the cognitive, social, emotional, contextual, personal, conceptual and motivational components of her experience throughout the process. The model proved to be efficient to promote the development of autonomy.
Assunto: Estratégias de aprendizagem
Lingüística
Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Aprendizagem autônoma
Aprendizagem
Aquisição da segunda linguagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TBLY8
Data do documento: 16-Dez-2009
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