Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TBPRH
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A crise ambiental e a publicidade impressa: um estudo à luz do Modelo de Análise Modular
Autor(es): Fabiana Fernanda de Jesus Parreira
primer Tutor: Janice Helena Silva de R C Marinho
primer miembro del tribunal : Ida Lucia Machado
Segundo miembro del tribunal: Maria Carmen Aires Gomes
Resumen: Esta pesquisa teve como principal estímulo a crescente veiculação, em revistas de ampla circulação no país, de publicidades impressas que versam sobre a degradação do meio ambiente e os prejuízos causados ao planeta. Partimos da hipótese de que esse aumento na divulgação dos indicadores da crise ambiental por parte da esfera publicitária pode ser revelador de novas estratégias para a efetivação da construção dos sentidos. Isso posto, intentamos analisar três publicidades impressas veiculadas pela Revista Época no ano de 2007. As três peças publicitárias escolhidas abordam certos pontos concernentes à crise ambiental e demonstram traços de uma consciência ecológica. Para a análise do entrelaçamento dos discursos ecológico e publicitário, temos como suporte teórico-metodológico o modelo genebrino de análise do discurso o Modelo de Análise Modular (MAM) , desenvolvido pelo professor Eddy Roulet e estudiosos. Nosso percurso de análise se dá pelos módulos referencial (dimensão situacional) e hierárquico (dimensão textual) e pela forma de organização elementar relacional, a fim de observarmos como a presença do discurso ecológico em meio à cena publicitária pode evocar certas visões de mundo e construir interessantes efeitos de sentido.
Abstract: This research has as the main stimulus the growing transmission, in magazines of wide circulation in our country, of printed advertisements that approach the environmental degradation and the damage caused to the planet. Our hypothesis is that this increase in disclosure of the environmental crises points by the advertising sphere may reveal new strategies for an effective sense construction. That said, we intend to analyze three printed advertisements aired by the Brazilian magazine called Época in 2007. The three chosen advertisements deal with certain points about the environmental crisis and show traces of an ecological conscience. For the analysis of the interweaving of the ecological discourse and the advertising discourse, we have as theoretical-methodological support the Genevan model of discourse analysis the Modular Analysis Model (MAM) developed by Eddy Roulet and others. Our path of analysis is the reference module (situational dimension) and hierarchical module (textual dimension) and the elementary organization form called relational, in order to observe how the presence of the ecological discourse in the advertising scene may evoke certain world views and build interesting effects of meaning.
Asunto: Publicidade
Proteção ambiental na imprensa
Lingüística
Análise do discurso
Meio ambiente
Discurso publicitário
Comunicação escrita
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8TBPRH
Fecha del documento: 31-ago-2010
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
dissertacao_fabianaparreira.pdf2.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.