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dc.contributor.advisor1Carla Viana Coscarellipt_BR
dc.contributor.referee1Elidea Lucia Almeida Bernardinopt_BR
dc.contributor.referee2Delaine Cafiero Bicalhopt_BR
dc.contributor.referee3Luiz Antonio dos Prazerespt_BR
dc.creatorMaria Teresa Abrahao de Araujopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T15:37:19Z-
dc.date.available2019-08-13T15:37:19Z-
dc.date.issued2010-06-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-8TBSG5-
dc.description.abstractHow is the process of written literacy and initial reading instruction of the deaf in Portuguese language (PL)? By analyzing data achieved through a test given to graduating primary school deaf students from a public school of Belo Horizonte, MG, Brazil, we tried to answer this question, by comparing the data obtained in this research with the results reported by Góes (1999), related to the 1990s. In addition, this paper presents suggestions for teaching PL as L2 for deaf students in order to assist the work of teachers involved in this teaching and learning process. The results show that, in spite of all the legal and social achievements of the Brazilian deaf community, its performance in PL is still similar to that identified by Góes (1999), characterized by deficient use of indicators of syntactic and semantic character or lexical range, showing a tendency to restrict a text to a kind simplified report, as well as limited vocabulary; improper the use of prepositions and adverbs; inappropriate use of verbs; deficient knowledge of structures of coordination, and subordination and limited resources to catch nuances of registers of speech on and use them accurately. Therefore, it is urgent to develop new teaching practices that aim at transforming the educational field, especifically in initial reading instruction and literacy of deaf subjects, indicated in this work.pt_BR
dc.description.resumoComo andam os processos de alfabetização e de letramento dos surdos em Língua Portuguesa, na modalidade escrita? Analisando os dados coletados por meio de um teste aplicado aos alunos surdos concluintes do Ensino Básico, em uma escola pública da rede municipal de Belo Horizonte, MG, procurou-se responder essa pergunta, comparando-se os dados obtidos com esta pesquisa com os resultados apresentados, na década de 1990, por Góes (1999). Além disso, este trabalho apresenta sugestões de ensino de LP como L2 para sujeitos surdos, com a finalidade de auxiliar o trabalho de professores envolvidos nesse processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostram que, apesar de todas as conquistas legais e sociais da comunidade surda brasileira, seu desempenho em LP encontra-se semelhante ao identificado por Góes (1999), marcado por: deficiência na utilização de indicadores de caráter sintático e semântico ou de amplitude lexical, revelando uma tendência a restringir-se o texto a informação simplificada; limitação do léxico; impropriedade no uso de preposições e na inserção de advérbios; uso inadequado de verbos; pouco domínio das estruturas de coordenação e subordinação e limitação de recursos para atender a modalidades de registro do discurso, entre outros aspectos. Por esse motivo, é urgente a criação de novas práticas pedagógicas que visem à transformação do panorama educacional especificamente, na alfabetização e no letramento de sujeitos surdos apontado neste trabalho.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLíngua de Sinaispt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subject.otherLingüísticapt_BR
dc.subject.otherCrianças surdas Ensino de primeiro graupt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherSurdos Educaçãopt_BR
dc.subject.otherLinguagem brasileira por sinaispt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa Português escrito Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento: o aprendizado da língua portuguesa por sujeitos surdospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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