Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-96LNYY
Tipo: Tese de Doutorado
Título: O discurso acadêmico-científico produzido por surdos: entre o fazer acadêmico e o fazer militante
Autor(es): Maria Clara Maciel de Araujo Ribeiro
Primeiro Orientador: Glaucia Muniz Proenca Lara
Primeiro membro da banca : Sírio Possenti
Segundo membro da banca: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Terceiro membro da banca: Aracy Alves Martins Evangelista
Quarto membro da banca: Sonia Maria de Oliveira Pimenta
Resumo: Atualmente, assiste-se ao ingresso de surdos na pós-graduação stricto sensu e à realização de pesquisas que se situam na fronteira da academia e do chamado Movimento Surdo. São pesquisas que, embora legitimem o seu lugar na academia, atestam também o seu caráter nitidamente ativista em favor do povo surdo. Desse discurso, emanam estratégias discursivas voltadas para o controle da tensão estabelecida entre sujeito pesquisador e sujeito militante. É nesse contexto que esta pesquisa objetiva deslindar, na produção acadêmica empreendida por surdos, os arranjos polifônicos estabelecidos entre a voz do sujeito surdo pesquisador e a voz do sujeito surdo militante, compreendendo os arranjos e a sobreposições dessas vozes e imagens no fio do discurso. Para tanto, três teses de doutorado em Educação, produzidas por surdos sobre temáticas relacionadas ao povo surdo, foram analisadas à luz da Análise do Discurso de orientação francesa, com a contribuição da sociologia da ciência. A pesquisa parte, mais especificamente, do aparato teórico de autores como Dominique Maingueneau (2005, 2006, 2008) e Boaventura de Sousa Santos (2005, 2007, 2009). O primeiro nos posiciona frente às teorias da Análise do Discurso de tendência francesa, enquanto o segundo nos apresenta um modelo de racionalidade científica politicamente comprometida. Os resultados indicam que as pesquisas analisadas reconhecem a sua vertente ativista e ostentam um eu ou um nós surdos politicamente comprometidos com o seu povo; que os fazeres acadêmicos e militantes são compreendidos como reciprocamente condicionantes e que, de maneira geral, há tentativa de predomínio do sujeito da pesquisa, que se esforça para manter sob controle o sujeito militante. Como um amálgama, esses fazeres vão se relacionando na tessitura discursiva, de modo a se tornarem, em muitas ocasiões, indissociáveis.
Abstract: We are currently witnessing the entry of the Deaf in post graduated-programs conducting research that in the frontier between the academy and the Deaf Movement. Those are research work that while legitimizing its place in the academy, also attest to his character clearly activist in favor of deaf people. From this discourse, discursive strategies are emanated oriented at controlling the tension established between the researcher subject and the militant subject. It is in this context that this research aims to unravel, in the academic research undertaken by deaf, polyphonic arrangements established between the voice of the deaf researcher and activist voice of the deaf subject, comprising the arrangements and overlays of these voices and images in the thread of the discourse. To this end, three doctoral theses in Educational Studies, produced by Deaf, on topics related to deaf people, were analyzed using French-oriented Discourse Analysis, with the contribution of the Sociology of Scientific knowledge. Specifically, the research was based on the theoretical apparatus of authors like Dominique Maingueneau (2005, 2006, 2008) and Boaventura de Sousa Santos (2005, 2007, 2009). The first, place we before in front of the theories of the French-oriented Discourse Analysis, while the second presents a model of scientific rationality politically oriented. The results indicate that the research analyzed acknowledges their activist part where an I or a We discloses a deaf politically compromised with his people; that the academics and activists actions are understood as mutually conditioning. In general, there is a predominance of the research subject striving to keep the militant subject under control. As an amalgam, these tasks will establish a relationship in the discursive production so as to become, in many occasions, inseparable.
Assunto: Estratégias discursivas
Lingüística
Análise do discurso
Educação Pós-graduação
Comunicação na ciência
Gêneros textuais
Pesquisadores
Surdos Educação
Movimentos sociais Brasil
Ethos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-96LNYY
Data do documento: 20-Dez-2012
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_maria_clara_maciel.pdf2.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.