Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/LETR-96NQJC
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | A construção narrativo-argumentativa da imagem de um presidente na biografia Getúlio Vargas para crianças |
Autor(es): | Raquel Lima de Abreu |
Primeiro Orientador: | Emilia Mendes Lopes |
Primeiro membro da banca : | Monica Santos de Souza Melo |
Segundo membro da banca: | Claudio Humberto Lessa |
Resumo: | O Estado Novo, compreendido entre 1937 e 1945, foi fértil na reprodução de textos contendo apologias ao regime e exaltações àimagem do estadista GetúlioVargas, tais como: biografias, discursos proferidos pelo próprio Getúlio Vargas, revistas/almanaques, livros didáticos entre outros. Tais estratégias visavam à difusão dos valores e ideais estadonovistas com o intuito de criar uma identidade nacional para os brasileiros. Dentre esses materiais selecionamos a biografiaGetúlio Vargas para crianças, de autoria de Alfredo Barroso, com o objetivo de analisarmos a construção dos ethéde Vargas e compreendermos o ideário daquela conjuntura. Nossos objetivos principais foram: i) compreender o contexto sócio-histórico em quea biografia estava inserida; ii) identificar o sujeito comunicante e o sujeito enunciador e suas intencionalidades; iii) analisar as estratégias discursivas do sujeito comunicante e do sujeito enunciador para obter a adesão de seu destinatário; iv) mostrar que os modos de organização do discurso contribuem para demonstrar como os ethé positivos de Vargas são construídos, e, por fim, v) esclarecer que apesar de o nosso corpuster, em um primeiro momento, uma visada instrucional, ele é permeado por uma dimensão argumentativa. Para discutir tais questões, utilizamos como referencial teórico a Teoria Semiolinguística e os estudos acerca do ethosde Patrick Charaudeau e colaboradores. Por meio das análises, podemos dizer,de maneira geral, que o biógrafo construiu para Getúlio Vargas traços identitários positivos de credibilidade e identificação, uma imagem ideal de referência, com o intuito de influenciar o comportamento da sociedade daquela época ealcançar a adesão desse grupo para a manutenção dos ideais do governo. |
Abstract: | LEtat Nouveau [o Estado Novo], compris entre 1937 et 1945, fut richedans la reproduction de textes avec des apologies au régime et desexaltations à limage de Getúlio Vargas, comme par exemple: desbiographies, des discours prononcés par Getúlio Vargas lui-même, desmagazines/hebdomadaires, des livres didactiques, entre autres. Tellesstratégies avaient comme but la diffusion des valeurs et des idéauxestadonovistas et la création dune identité nationale pour les Brésiliens.Parmi ces matériels, on a sélectionné la biographie « Getúlio Vargaspara crianças », dAlfredo Barroso, pour y analyser la construction desethé de Vargas et comprendre les idéaux dans cette conjoncture-là. Nosobjectifs principaux sont : i) comprendre le contexte socio-historique dela biographie; II) identifier le sujet communicant et le sujet énonciateurainsi que leurs visées ; III) analyser les stratégies discursives du sujetcommunicant et du sujet énonciateur pour obtenir ladhésion dudestinataire ; IV) montrer comment les modes dorganisation dudiscours peuvent contribuer pour la construction des ethé positifs deVargas, et, finalement, v) voir que, malgré la visée dinstruction denotre corpus, il est imprégné par une dimension argumentative. Pourdiscuter telles questions, on utilise la Théorie Semiolinguistique et lesétudes concernant lethos de Patrick Charaudeau ainsi que dautreschercheurs. Avec les analyses, on pourrait affirmer que le biographe aconstruit des traces identitaires positives de crédibilité et didentificationde Getúlio Vargas, une image idéale de référence, avec lintentiondinfluencer le comportement de la société de son temps et atteindreladhésion de ce groupe pour la manutention des idées dugouvernement. |
Assunto: | Análise do discurso Brasil Historia Estado Novo, 1937 1945 Vargas, Getúlio, 1883-1954 Brasil Presidente (1930-1945 : Vargas) Políticos Biografia Brasil Barroso, Alfredo Getúlio Vargas para crianças Ethos |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-96NQJC |
Data do documento: | 1-Abr-2012 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
raquel_lima_abreu_aoki.pdf | 1.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.