Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-96NQJC
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A construção narrativo-argumentativa da imagem de um presidente na biografia Getúlio Vargas para crianças
Autor(es): Raquel Lima de Abreu
Primeiro Orientador: Emilia Mendes Lopes
Primeiro membro da banca : Monica Santos de Souza Melo
Segundo membro da banca: Claudio Humberto Lessa
Resumo: O Estado Novo, compreendido entre 1937 e 1945, foi fértil na reprodução de textos contendo apologias ao regime e exaltações àimagem do estadista GetúlioVargas, tais como: biografias, discursos proferidos pelo próprio Getúlio Vargas, revistas/almanaques, livros didáticos entre outros. Tais estratégias visavam à difusão dos valores e ideais estadonovistas com o intuito de criar uma identidade nacional para os brasileiros. Dentre esses materiais selecionamos a biografiaGetúlio Vargas para crianças, de autoria de Alfredo Barroso, com o objetivo de analisarmos a construção dos ethéde Vargas e compreendermos o ideário daquela conjuntura. Nossos objetivos principais foram: i) compreender o contexto sócio-histórico em quea biografia estava inserida; ii) identificar o sujeito comunicante e o sujeito enunciador e suas intencionalidades; iii) analisar as estratégias discursivas do sujeito comunicante e do sujeito enunciador para obter a adesão de seu destinatário; iv) mostrar que os modos de organização do discurso contribuem para demonstrar como os ethé positivos de Vargas são construídos, e, por fim, v) esclarecer que apesar de o nosso corpuster, em um primeiro momento, uma visada instrucional, ele é permeado por uma dimensão argumentativa. Para discutir tais questões, utilizamos como referencial teórico a Teoria Semiolinguística e os estudos acerca do ethosde Patrick Charaudeau e colaboradores. Por meio das análises, podemos dizer,de maneira geral, que o biógrafo construiu para Getúlio Vargas traços identitários positivos de credibilidade e identificação, uma imagem ideal de referência, com o intuito de influenciar o comportamento da sociedade daquela época ealcançar a adesão desse grupo para a manutenção dos ideais do governo.
Abstract: LEtat Nouveau [o Estado Novo], compris entre 1937 et 1945, fut richedans la reproduction de textes avec des apologies au régime et desexaltations à limage de Getúlio Vargas, comme par exemple: desbiographies, des discours prononcés par Getúlio Vargas lui-même, desmagazines/hebdomadaires, des livres didactiques, entre autres. Tellesstratégies avaient comme but la diffusion des valeurs et des idéauxestadonovistas et la création dune identité nationale pour les Brésiliens.Parmi ces matériels, on a sélectionné la biographie « Getúlio Vargaspara crianças », dAlfredo Barroso, pour y analyser la construction desethé de Vargas et comprendre les idéaux dans cette conjoncture-là. Nosobjectifs principaux sont : i) comprendre le contexte socio-historique dela biographie; II) identifier le sujet communicant et le sujet énonciateurainsi que leurs visées ; III) analyser les stratégies discursives du sujetcommunicant et du sujet énonciateur pour obtenir ladhésion dudestinataire ; IV) montrer comment les modes dorganisation dudiscours peuvent contribuer pour la construction des ethé positifs deVargas, et, finalement, v) voir que, malgré la visée dinstruction denotre corpus, il est imprégné par une dimension argumentative. Pourdiscuter telles questions, on utilise la Théorie Semiolinguistique et lesétudes concernant lethos de Patrick Charaudeau ainsi que dautreschercheurs. Avec les analyses, on pourrait affirmer que le biographe aconstruit des traces identitaires positives de crédibilité et didentificationde Getúlio Vargas, une image idéale de référence, avec lintentiondinfluencer le comportement de la société de son temps et atteindreladhésion de ce groupe pour la manutention des idées dugouvernement.
Assunto: Análise do discurso
Brasil Historia Estado Novo, 1937 1945
Vargas, Getúlio, 1883-1954
Brasil Presidente (1930-1945 : Vargas)
Políticos Biografia Brasil
Barroso, Alfredo Getúlio Vargas para crianças
Ethos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-96NQJC
Data do documento: 1-Abr-2012
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
raquel_lima_abreu_aoki.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.