Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-96NQJC
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Emilia Mendes Lopespt_BR
dc.contributor.referee1Monica Santos de Souza Melopt_BR
dc.contributor.referee2Claudio Humberto Lessapt_BR
dc.creatorRaquel Lima de Abreupt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T18:07:04Z-
dc.date.available2019-08-09T18:07:04Z-
dc.date.issued2012-04-01pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-96NQJC-
dc.description.abstractLEtat Nouveau [o Estado Novo], compris entre 1937 et 1945, fut richedans la reproduction de textes avec des apologies au régime et desexaltations à limage de Getúlio Vargas, comme par exemple: desbiographies, des discours prononcés par Getúlio Vargas lui-même, desmagazines/hebdomadaires, des livres didactiques, entre autres. Tellesstratégies avaient comme but la diffusion des valeurs et des idéauxestadonovistas et la création dune identité nationale pour les Brésiliens.Parmi ces matériels, on a sélectionné la biographie « Getúlio Vargaspara crianças », dAlfredo Barroso, pour y analyser la construction desethé de Vargas et comprendre les idéaux dans cette conjoncture-là. Nosobjectifs principaux sont : i) comprendre le contexte socio-historique dela biographie; II) identifier le sujet communicant et le sujet énonciateurainsi que leurs visées ; III) analyser les stratégies discursives du sujetcommunicant et du sujet énonciateur pour obtenir ladhésion dudestinataire ; IV) montrer comment les modes dorganisation dudiscours peuvent contribuer pour la construction des ethé positifs deVargas, et, finalement, v) voir que, malgré la visée dinstruction denotre corpus, il est imprégné par une dimension argumentative. Pourdiscuter telles questions, on utilise la Théorie Semiolinguistique et lesétudes concernant lethos de Patrick Charaudeau ainsi que dautreschercheurs. Avec les analyses, on pourrait affirmer que le biographe aconstruit des traces identitaires positives de crédibilité et didentificationde Getúlio Vargas, une image idéale de référence, avec lintentiondinfluencer le comportement de la société de son temps et atteindreladhésion de ce groupe pour la manutention des idées dugouvernement.pt_BR
dc.description.resumoO Estado Novo, compreendido entre 1937 e 1945, foi fértil na reprodução de textos contendo apologias ao regime e exaltações àimagem do estadista GetúlioVargas, tais como: biografias, discursos proferidos pelo próprio Getúlio Vargas, revistas/almanaques, livros didáticos entre outros. Tais estratégias visavam à difusão dos valores e ideais estadonovistas com o intuito de criar uma identidade nacional para os brasileiros. Dentre esses materiais selecionamos a biografiaGetúlio Vargas para crianças, de autoria de Alfredo Barroso, com o objetivo de analisarmos a construção dos ethéde Vargas e compreendermos o ideário daquela conjuntura. Nossos objetivos principais foram: i) compreender o contexto sócio-histórico em quea biografia estava inserida; ii) identificar o sujeito comunicante e o sujeito enunciador e suas intencionalidades; iii) analisar as estratégias discursivas do sujeito comunicante e do sujeito enunciador para obter a adesão de seu destinatário; iv) mostrar que os modos de organização do discurso contribuem para demonstrar como os ethé positivos de Vargas são construídos, e, por fim, v) esclarecer que apesar de o nosso corpuster, em um primeiro momento, uma visada instrucional, ele é permeado por uma dimensão argumentativa. Para discutir tais questões, utilizamos como referencial teórico a Teoria Semiolinguística e os estudos acerca do ethosde Patrick Charaudeau e colaboradores. Por meio das análises, podemos dizer,de maneira geral, que o biógrafo construiu para Getúlio Vargas traços identitários positivos de credibilidade e identificação, uma imagem ideal de referência, com o intuito de influenciar o comportamento da sociedade daquela época ealcançar a adesão desse grupo para a manutenção dos ideais do governo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudos Linguísticospt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherBrasil Historia Estado Novo, 1937 1945pt_BR
dc.subject.otherVargas, Getúlio, 1883-1954pt_BR
dc.subject.otherBrasil Presidente (1930-1945 : Vargas)pt_BR
dc.subject.otherPolíticos Biografia Brasilpt_BR
dc.subject.otherBarroso, Alfredo Getúlio Vargas para criançaspt_BR
dc.subject.otherEthospt_BR
dc.titleA construção narrativo-argumentativa da imagem de um presidente na biografia Getúlio Vargas para criançaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
raquel_lima_abreu_aoki.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.