Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/LETR-96NQJC
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Emilia Mendes Lopes | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Monica Santos de Souza Melo | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Claudio Humberto Lessa | pt_BR |
dc.creator | Raquel Lima de Abreu | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T18:07:04Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T18:07:04Z | - |
dc.date.issued | 2012-04-01 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/LETR-96NQJC | - |
dc.description.abstract | LEtat Nouveau [o Estado Novo], compris entre 1937 et 1945, fut richedans la reproduction de textes avec des apologies au régime et desexaltations à limage de Getúlio Vargas, comme par exemple: desbiographies, des discours prononcés par Getúlio Vargas lui-même, desmagazines/hebdomadaires, des livres didactiques, entre autres. Tellesstratégies avaient comme but la diffusion des valeurs et des idéauxestadonovistas et la création dune identité nationale pour les Brésiliens.Parmi ces matériels, on a sélectionné la biographie « Getúlio Vargaspara crianças », dAlfredo Barroso, pour y analyser la construction desethé de Vargas et comprendre les idéaux dans cette conjoncture-là. Nosobjectifs principaux sont : i) comprendre le contexte socio-historique dela biographie; II) identifier le sujet communicant et le sujet énonciateurainsi que leurs visées ; III) analyser les stratégies discursives du sujetcommunicant et du sujet énonciateur pour obtenir ladhésion dudestinataire ; IV) montrer comment les modes dorganisation dudiscours peuvent contribuer pour la construction des ethé positifs deVargas, et, finalement, v) voir que, malgré la visée dinstruction denotre corpus, il est imprégné par une dimension argumentative. Pourdiscuter telles questions, on utilise la Théorie Semiolinguistique et lesétudes concernant lethos de Patrick Charaudeau ainsi que dautreschercheurs. Avec les analyses, on pourrait affirmer que le biographe aconstruit des traces identitaires positives de crédibilité et didentificationde Getúlio Vargas, une image idéale de référence, avec lintentiondinfluencer le comportement de la société de son temps et atteindreladhésion de ce groupe pour la manutention des idées dugouvernement. | pt_BR |
dc.description.resumo | O Estado Novo, compreendido entre 1937 e 1945, foi fértil na reprodução de textos contendo apologias ao regime e exaltações àimagem do estadista GetúlioVargas, tais como: biografias, discursos proferidos pelo próprio Getúlio Vargas, revistas/almanaques, livros didáticos entre outros. Tais estratégias visavam à difusão dos valores e ideais estadonovistas com o intuito de criar uma identidade nacional para os brasileiros. Dentre esses materiais selecionamos a biografiaGetúlio Vargas para crianças, de autoria de Alfredo Barroso, com o objetivo de analisarmos a construção dos ethéde Vargas e compreendermos o ideário daquela conjuntura. Nossos objetivos principais foram: i) compreender o contexto sócio-histórico em quea biografia estava inserida; ii) identificar o sujeito comunicante e o sujeito enunciador e suas intencionalidades; iii) analisar as estratégias discursivas do sujeito comunicante e do sujeito enunciador para obter a adesão de seu destinatário; iv) mostrar que os modos de organização do discurso contribuem para demonstrar como os ethé positivos de Vargas são construídos, e, por fim, v) esclarecer que apesar de o nosso corpuster, em um primeiro momento, uma visada instrucional, ele é permeado por uma dimensão argumentativa. Para discutir tais questões, utilizamos como referencial teórico a Teoria Semiolinguística e os estudos acerca do ethosde Patrick Charaudeau e colaboradores. Por meio das análises, podemos dizer,de maneira geral, que o biógrafo construiu para Getúlio Vargas traços identitários positivos de credibilidade e identificação, uma imagem ideal de referência, com o intuito de influenciar o comportamento da sociedade daquela época ealcançar a adesão desse grupo para a manutenção dos ideais do governo. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudos Linguísticos | pt_BR |
dc.subject.other | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject.other | Brasil Historia Estado Novo, 1937 1945 | pt_BR |
dc.subject.other | Vargas, Getúlio, 1883-1954 | pt_BR |
dc.subject.other | Brasil Presidente (1930-1945 : Vargas) | pt_BR |
dc.subject.other | Políticos Biografia Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Barroso, Alfredo Getúlio Vargas para crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Ethos | pt_BR |
dc.title | A construção narrativo-argumentativa da imagem de um presidente na biografia Getúlio Vargas para crianças | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
raquel_lima_abreu_aoki.pdf | 1.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.