Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-A46NQQ
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A crônica numa abordagem multimodal
Autor(es): Rosalice Aparecida Entreportes
Primeiro Orientador: Luiz Francisco Dias
Primeiro membro da banca : Francis Arthuso Paiva
Segundo membro da banca: Elke Beatriz Felix Pena
Resumo: O trabalho de conclusão final apresenta resultados da aplicação de um projeto de ensino realizado com uma turma de 22 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual de Minas Gerais, na área de leitura. O objetivo central do projeto é a promoção do desenvolvimento da leitura, por meio do gênero textual crônica, considerando a multimodalidade da linguagem. Ancorados em teorias sobre a leitura como interação, o gênero textual como instrumento de trabalho na escola e a multimodalidade para propiciar os multiletramentos, analisamos a aplicação dos resultados através das anotações, observações diárias, resolução das atividades realizadas pelos alunos participantes, da retextualização das crônicas selecionadas e a avaliação feita pelos alunos do projeto A crônica numa abordagem multimodal envolvendo a leitura, com ênfase na importância nas estratégias de leitura e dos recursos semióticos para a compreensão textual.
Abstract: The final conclusion work results of applying an educational project carried out with a group of 22 students of the 9th grade of elementary school to a public school of the state of Minas Gerais, in the reading area. The central objective of the project is to promote reading development, through chronic genre, considering the multimodality of language. Anchored in theories of reading as interaction, the genre as a work tool in school and multimodality to provide the multiliteracies, we analyze the application of the results through the notes, daily observations , resolution of the activities carried out by participating students, the chronic retextualization selected and the assessment made by the students of chronic design a multimodal approach involving reading, with emphasis on the importance on reading strategies and semiotic resources for reading comprehension.
Assunto: Leitura
Gêneros textuais
Língua portuguesa Estudo e ensino Brasil
Crônicas
Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-A46NQQ
Data do documento: 14-Ago-2015
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcf_a_cr_nica_numa_abordagem_multimodal___rosalice_a._entreportes.pdf3.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.