Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-ACQQEW
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Entre lugares, entre olhares: as performances da escrita de Pedro Juan Gutiérrez
Autor(es): Gabriela Figueiredo Azevedo
Primeiro Orientador: Marcos Antonio Alexandre
Primeiro membro da banca : Graciela Ines Ravetti de Gomez
Segundo membro da banca: Júlia Morena Silva da Costa
Resumo: Nesta dissertação, partindo da intrínseca relação entre estética e política, conforme postulada pelo filósofo Jacques Rancière, buscamos pensar as obras A Trilogia Suja de Havana, O Rei de Havana e Diálogo con mi sombra: sobre el oficio del escritor, do autor cubano Pedro Juan Gutiérrez, como práticas estéticas engajadas, que tensionam e questionam o universo sensível definido por nosso regime policial do sensível. Utilizando das teorias que tratam da escrita performática, conforme proposto por Graciela Ravetti, pensamos nas estratégias utilizadas pelo autor para compor esses novos regimes de visibilidade. Discutimos, também, como o autor, passando por um reposicionamento socioespacial, passa também por transições de seu fazer literário. Nesse sentido, pensamos as duas primeiras obras, A Trilogia Suja de Havana e O Rei de Havana que o fizeram nascer como autor latino-americano como representantes de uma primeira fase da escrita de Gutiérrez, na qual reconhecemos uma performance de escrita catártica, que projeta vozes e imagens que atuam como testemunho de sujeitos que, pelo nosso regime sensível, não foram convidados a existir. A obra Diálogo con mi sombra, por sua vez, marca uma nova fase da escrita do autor, na qual ele, afastado dos universos em crise que o levaram a escrever suas primeira obras, produz uma performance de escrita metaliterária e autobiográfica que joga com os limites dos gêneros, do universo ficcional e do próprio autor.
Abstract: In this dissertation, regarding the intrinsic relationship between esthetic and politic, as postulated by the philosopher Jacques Rancière, we try to reflect on Havana`s Dirty Trilogy, The King of Havana and Dialogue with my Shadow: about the writers work, from the cuban author Pedro Juan Gutiérrez, as engaged esthetic practice, which causes tensions and makes questions for the sensible universe defined by our police regime of the sensible. Using the performative writings theories, as proposed by Graciela Ravetti, we think about the strategies that the author uses to compose these new regimes of visibility. We also discuss how the author, through a socio-spatial repositioning, changed his writer style. In this sense, we reflect on these first two works, Havanas Dirty Trilogy and The King of Havana that gave him birth as a Latin American author as representatives of a first phase of Gutiérrezs writing, in which we recognize a cathartic writing performance, designing voices and images that serves like testimonies of individuals who, by our sensitive regime, were not invited to exist. Dialogue with my Shadow in turn, marks a new phase of the author's writing, in which he, away from the universes in crisis that led him to write his first works, produces an autobiographical and meta literary writing performance, which plays with limits of genres, of the fictional universe and the author himself.
Assunto: Gutiérrez, Pedro Juan , 1950- Diálogo com mi sombra Crítica e interpretação
Literatura cubana História e crítica
Gutiérrez, Pedro Juan , 1950- Trilogia suja de Havana Crítica e interpretação
Literatura Estética
Política e literatura América Latina
Gutiérrez, Pedro Juan , 1950- Rei de Havana Crítica e interpretação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-ACQQEW
Data do documento: 1-Mar-2016
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_gabriela_figueiredo_azevedo.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.