Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AJCMZS
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Formação de professores de língua portuguesa : uma proposta de análises e práticas colaborativas
Autor(es): Girlene Rodrigues de Souza
primer Tutor: Adriane Teresinha Sartori
primer miembro del tribunal : Cristiano Silva de Barros
Segundo miembro del tribunal: Ev Ângela Batista Rodrigues de Barros
Resumen: Diante da análise de experiências vivenciadas no percurso de formação docente e acreditando no que preconiza Nóvoa (2009) de que as nossas proposições teóricas só terão sentido se forem construídas dentro da profissão, se forem apreendidas a partir de uma reflexão dos professores sobre o seu próprio trabalho, esta dissertação apresenta uma proposta de formação para professores de Língua Portuguesa. Realizada na E.E. Professor Affonso Neves, em Belo Horizonte, no período de fevereiro a agosto de 2016, a pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com a participação de dois grupos interdependentes: cinco professoras e quarenta e nove alunos (duas turmas) do oitavo e nono anos. O objetivo central da pesquisa foi contribuir para a formação dessas professoras de Língua Portuguesa que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, no que se refere ao ensino de leitura e escrita. Foram utilizados como instrumentos de geração de dados atividades diagnósticas, que visaram examinar as habilidades e as dificuldades dos alunos; entrevistas semiestruturadas que objetivaram conhecer a formação das professoras e suas percepções sobre a relação ensino-aprendizagem; e um diário de bordo no qual a pesquisadora registrou os momentos e as reflexões mais significativas. As docentes envolvidas neste trabalho realizaram encontros semanais nos quais elaboraram um projeto com práticas de ensino de gêneros textuais, para que os alunos aprimorassem as suas habilidades e as próprias professoras encontrassem, a partir das análises e dos trabalhos realizados coletivamente, novas perspectivas para as aulas de leitura e escrita. Ao longo do desenvolvimento do trabalho em sala de aula, as docentes refletiram criticamente sobre as práticas que costumeiramente realizam com os alunos, e, ao fazerem essa reflexão, depreenderam a importância de um trabalho que parta das necessidades e interesses dos alunos para que haja envolvimento e o consequente aprendizado. Ao final, as práticas de ensino foram compartilhadas no blog da escola para que outros professores pudessem conhecê-las e também para estimular trabalhos e reflexões colaborativas no ambiente escolar.
Abstract: Based on the analysis of real life experiences in the teachers career and their training, and believing in what advocates Nóvoa (2009) that our theoretical proposals only make sense if they are constructed within the profession, if they can be grasp by teachers reflection about their own work, this dissertation suggests a training for teachers of portuguese language. The research was conducted at the Professor Affonso Neves public school in Belo Horizonte, Brazil, from February to August 2016. The qualitative approach, had the participation of two interdependent groups: five teachers and forty-nine students (two classes) of eighth and ninth years of elementary school. The main point was to contribute to the development of these teachers from the final years of elementary school with regards to teaching reading and writing. In order to produce data, diagnostic activities were used as tools, which aimed to examine students' skills and inabilities. Semi-structured interviews that aimed to understand the training of teachers and their perceptions about teaching-learning relation; and a logbook in which the researcher recorded the events and the most significant reflections. Teachers involved in this research, held weekly meetings in which a project of textual genres teaching practices was developed, so students could improve their skills and the teachers find new perspectives for reading and writing lessons based on the analysis and the tasks carried out collectively. Throughout the development of the experiment in the classroom, teachers reflected on the practices routinely perform with students and by doing this reflecting they realized the importance of an activity that starts with the needs and interests of students so that there is involvement thus learning. Finally, pedagogical practices were shared in the school blog so that other teachers could learn them and to encourage projects and collaborative reflections in the school environment.
Asunto: Gêneros textuais
Língua portuguesa Estudo e ensino
Professores de português Formação
Escrita
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AJCMZS
Fecha del documento: 16-nov-2016
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__ogirlenerodriguesdesouza.pdf2.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.