Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AJCP62
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Escrita em meios digitais: uma experiência com Facebook no Ensino Fundamental
Autor(es): Sandra Regina Ambrozio
Primeiro Orientador: Adriane Teresinha Sartori
Primeiro membro da banca : Leiva de Figueiredo Viana Leal
Segundo membro da banca: Ana Elisa Ferreira Ribeiro
Resumo: Diante das inquietações que se fazem presentes no meu trabalho com Língua Portuguesa no ensino fundamental e tendo em vista a manifestação crescente dos alunos, por meio da escrita, em meios digitais, um projeto de ensino se constituiu e tornou-se objeto de estudo desta pesquisa. Através de uma pesquisa de caráter qualitativo, busca-se analisar a construção e a alimentação de uma página no Facebook como estratégia de trabalho com a escrita em meios digitais. Considerando o texto numa dimensão dinâmica e processual, imprimiu-se um olhar sobre a experiência voltado para a análise dos meandros da produção até o texto publicado na página. Buscou-se investigar em que medida a construção e a alimentação dessa página, por alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Betim, podem contribuir para o processo de produção de texto na escola. Foram desenvolvidas doze aulas visando à produção de conteúdo, em grupo, para ser publicado. A análise do processo nos permitiu observar que o projeto semeou possibilidades de conscientização dos alunos no que concerne ao jogo discursivo que permeia a alimentação da página e contribuiu para a ampliação da formação do aluno no que diz respeito a aspectos éticos e responsabilidade em relação ao que se escreve e publica-se nas redes sociais na internet. Os resultados sinalizam que, embora exista socialmente a ideia de que os jovens dominam as ferramentas digitais e estão imersos em tecnologia, muitos projetos de ensino ainda precisam ser feitos para contribuir para que os alunos passem de meros consumidores a produtores de conteúdo em redes como o Facebook.
Abstract: In face of concerns that are present in my work with Portuguese in elementary school and in view of the increasing manifestation of the students by writing on digital media, a teaching project was formed and became subject of this research. With a qualitative research, it seeks to analyze the construction and the supply of a Facebook page as a work strategy with writing on digital media. Considering the text in a dynamic and procedural dimension, it was launched a look at the experience focused on the analysis of the production intricacies to the text published on the page. We investigated the extent of the construction and the supply of this page, by students of the 9th grade of elementary education at a public school in Betim, in terms of the contributions to the text production process at school. Twelve classes were developed aimed at producing contents, in groups, to be published. The analysis of the process allowed us to see that the project has sown the students awareness of possibilities regarding the speech process that permeates the support of the page and contributed to the expansion of students education regarding to ethical and responsibility in relation to writing and it is published on social networks on the internet. The results indicate that, although there is the idea that teenagers dominate the digital tools and are immersed in technology, many educational projects still need to be made to help students change from mere consumers to into content producers on networks like Facebook
Assunto: Facebook (Recursos eletrônicos)
Línguas Ensino auxiliado por computador
Língua portuguesa Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Escrita
Internet na educação
Produção de textos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AJCP62
Data do documento: 17-Nov-2016
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
escrita_em_meios_digitais_experi_ncia_facebook.pdf3.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.