Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AJCP62
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Escrita em meios digitais: uma experiência com Facebook no Ensino Fundamental
Authors: Sandra Regina Ambrozio
First Advisor: Adriane Teresinha Sartori
First Referee: Leiva de Figueiredo Viana Leal
Second Referee: Ana Elisa Ferreira Ribeiro
Abstract: Diante das inquietações que se fazem presentes no meu trabalho com Língua Portuguesa no ensino fundamental e tendo em vista a manifestação crescente dos alunos, por meio da escrita, em meios digitais, um projeto de ensino se constituiu e tornou-se objeto de estudo desta pesquisa. Através de uma pesquisa de caráter qualitativo, busca-se analisar a construção e a alimentação de uma página no Facebook como estratégia de trabalho com a escrita em meios digitais. Considerando o texto numa dimensão dinâmica e processual, imprimiu-se um olhar sobre a experiência voltado para a análise dos meandros da produção até o texto publicado na página. Buscou-se investigar em que medida a construção e a alimentação dessa página, por alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Betim, podem contribuir para o processo de produção de texto na escola. Foram desenvolvidas doze aulas visando à produção de conteúdo, em grupo, para ser publicado. A análise do processo nos permitiu observar que o projeto semeou possibilidades de conscientização dos alunos no que concerne ao jogo discursivo que permeia a alimentação da página e contribuiu para a ampliação da formação do aluno no que diz respeito a aspectos éticos e responsabilidade em relação ao que se escreve e publica-se nas redes sociais na internet. Os resultados sinalizam que, embora exista socialmente a ideia de que os jovens dominam as ferramentas digitais e estão imersos em tecnologia, muitos projetos de ensino ainda precisam ser feitos para contribuir para que os alunos passem de meros consumidores a produtores de conteúdo em redes como o Facebook.
Abstract: In face of concerns that are present in my work with Portuguese in elementary school and in view of the increasing manifestation of the students by writing on digital media, a teaching project was formed and became subject of this research. With a qualitative research, it seeks to analyze the construction and the supply of a Facebook page as a work strategy with writing on digital media. Considering the text in a dynamic and procedural dimension, it was launched a look at the experience focused on the analysis of the production intricacies to the text published on the page. We investigated the extent of the construction and the supply of this page, by students of the 9th grade of elementary education at a public school in Betim, in terms of the contributions to the text production process at school. Twelve classes were developed aimed at producing contents, in groups, to be published. The analysis of the process allowed us to see that the project has sown the students awareness of possibilities regarding the speech process that permeates the support of the page and contributed to the expansion of students education regarding to ethical and responsibility in relation to writing and it is published on social networks on the internet. The results indicate that, although there is the idea that teenagers dominate the digital tools and are immersed in technology, many educational projects still need to be made to help students change from mere consumers to into content producers on networks like Facebook
Subject: Facebook (Recursos eletrônicos)
Línguas Ensino auxiliado por computador
Língua portuguesa Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Escrita
Internet na educação
Produção de textos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AJCP62
Issue Date: 17-Nov-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
escrita_em_meios_digitais_experi_ncia_facebook.pdf3.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.