Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AJLGZX
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Zilda Ferreira Curypt_BR
dc.contributor.referee1Wander Melo Mirandapt_BR
dc.contributor.referee2Sergio Alcides Pereira do Amaralpt_BR
dc.contributor.referee3Eneida Leal Cunhapt_BR
dc.contributor.referee4Beatriz Vieira de Resendept_BR
dc.creatorTatiana Sena dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T20:25:32Z-
dc.date.available2019-08-12T20:25:32Z-
dc.date.issued2016-09-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-AJLGZX-
dc.description.abstractThis thesis studies the relationship among literature and republic in the works Numa e a Ninfa, by Lima Barreto, Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, by Mário de Andrade and Terras do sem-fim, by Jorge Amado. It is not only about some thematic approach, since the categories were opened as a referential field in which the intersectional notions of community, archive and government were articulated, and whose formal implications allowed to question the commands tension, the ordering and the property of the literary language. From those critics displacements, the argument is that the studied novels have contributed to the aesthetics dismantling of the oligarchic point of view, which organized the ways of seeing and feeling on the first decades of republic in Brazil. In this conjuncture of imaginary redefinitions, those narratives have changed the sharing of the common, stressing its necessary and impossible experience.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese estuda as inter-relações entre literatura e república nas obras Numa e a Ninfa, de Lima Barreto, Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade e Terras do sem-fim, de Jorge Amado. Não se trata apenas de uma abordagem temática, visto que as categorias em questão foram desdobradas como um campo referencial no qual se articularam as noções intersecionais de comunidade, arquivo e governo, cujas implicações formais permitiram questionar a tensão de comandos, o ordenamento e a propriedade da linguagem literária. A partir desses deslocamentos críticos, argumentou-se que os romances pesquisados contribuíram para a desmontagem estética do ponto de vista oligárquico que organizava os modos de ver e de sentir nas primeiras décadas da república no Brasil. Nessa conjuntura de redefinições imaginárias, essas narrativas alteraram o compartilhamento do comum, sublinhando sua experiência necessária e impossível.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLima Barretopt_BR
dc.subjectJorge Amadopt_BR
dc.subjectMário de Andradept_BR
dc.subjectcomunidadept_BR
dc.subjectRepúblicapt_BR
dc.subject.otherAndrade, Mário de , 1893-1945 Macunaíma Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherBarreto, Lima , 1881-1922 Numa e a ninfa Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherPolítica e literaturapt_BR
dc.subject.otherAmado, Jorge , 1912-2001 Terras do sem-fim Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherFicção brasileira Historia e criticapt_BR
dc.subject.otherLiteratura e sociedadept_BR
dc.titleA república consignada: literatura e comunidade no Brasilpt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_tatiana_sena_final.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.