Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AKQPUU
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O "rap" na sala de aula, uma proposta de leitura e escrita em língua portuguesa
Autor(es): Cristina Santos da Conceicao Ramos
Primeiro Orientador: Antonio Augusto Moreira de Faria
Primeiro membro da banca : Marcelo Chiaretto
Segundo membro da banca: Maria Juliana Horta Soares
Resumo: Diante dos desafios do processo de ensino-aprendizagem no que concerne ao ensino de leitura, compreensão e produção de textos no Ensino Fundamental, o presente trabalho objetiva propor um conjunto de atividades que visam ao desenvolvimento das capacidades de audição, leitura e produção de textos a partir de canções do gênero "rap". A proposta deste projeto é direcionada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, fase em que o aluno precisa ser capaz de se posicionar criticamente em diversas situações sociais. Para compreender as características do gênero textual "rap", o aluno desenvolverá habilidades de percepção dos explícitos e implícitos nos textos das canções, principalmente os relacionados com o tema transversal Trabalho [e Consumo] dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Abstract: Frente a los desafíos del proceso de enseñanza-aprendizaje en lo que concierne a la enseñanza de lectura, comprensión y producción de textos en la Enseñanza Fundamental, el presente trabajo objetiva proponer un conjunto de actividades dirigidas al desarrollo de las capacidades de audición, lectura y producción de textos a partir de canciones del género "rap". La propuesta de este proyecto es destinada a estudiantes de 9º año de la Enseñanza Fundamental, etapa en la cual el alumno precisa ser capaz de posicionarse críticamente en diversas situaciones sociales. Para comprender las características del género textual "rap", el alumno desarrollará habilidades de percepción de explícitos e implícitos en los textos de las canciones, principalmente los relacionados con el tema transversal Trabajo (y Consumo) de los Parámetros Curriculares Nacionales.
Assunto: Atividades criativas na sala de aula
Leitura
Gêneros textuais
Música na educação
Língua portuguesa Estudo e ensino
Produção de textos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AKQPUU
Data do documento: 29-Dez-2016
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
projeto_final.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.