Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AL4GGF
Tipo: Tese de Doutorado
Título: A dramaturgia performática de César Brie e Mickaël de Oliveira: textos, contextos e processos de criação junto aos grupos Teatro de los Andes, da Bolívia, e Colectivo 84, de Portugal
Autor(es): Eder Rodrigues da Silva
Primeiro Orientador: Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
Primeiro membro da banca : Letícia Mendes de Oliveira
Segundo membro da banca: Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi
Terceiro membro da banca: Denise Araújo Pedron
Quarto membro da banca: Elisa Maria Amorim Vieira
Resumo: Esta tese se concentra nos estudos sobre dramaturgia como termo expandido, sua práxis e as perspectivas de trabalho com o texto teatral na cena contemporânea. As questões levantadas investigam como o papel do dramaturgo se redimensiona no contexto atual, a partir das novas relações tecidas no labor prático, seus desdobramentos estéticos e a dimensão política incorporada à noção de dramaturgia como um espaço de experiência. Os percursos referenciais apontam para campos mais abrangentes do ofício, reconhecendo o dramaturgo como um agente que, enquanto performer, conduz novas formas processuais de escritura na interface com a performance. O trabalho dos dramaturgos escolhidos como exemplo, César Brie e Mickaël de Oliveira, sublinha este viés conceitual pautado em um olhar plural sobre o texto em relação às fontes tradicionais de produção e, também, sobre o caráter coletivo e performático de sua gênese. Ao ampliar a rede de tessituras que envolve estes saberes, busca-se dialogar com a diversidade das práticas dramatúrgicas expressas no repertório contemporâneo.
Abstract: The present thesis focuses on studies about dramaturgy as an expanded term, as well as its praxis and the work standpoints of the theatrical text on contemporary scene. Questions raised here aim to analyze how the dramaturg's role is reshaped on the current contextcoming from the new relations established on his/her practical work, the aesthetical developments, and the political dimension embedded into the notion of dramaturgy as an experience space. The referential pathways point towards broader fields of this work and acknowledge the dramaturg as an agent who, while a performer, creates new proceduralwriting ways in its relation to the performance. The work of the dramaturgs chosen as an example for this thesis, César Brie e Mickaël de Oliveira, highlights this conceptual bias based on a plural view about the text in relation to the traditional sources of production and, also, about the collective and performative nature of its genesis. By expanding theweaving of the network that encompass these knowledge, this thesis seeks to dialogue with the numerous dramaturgical practices expressed by the contemporary repertoire..
Assunto: Oliveira, Mickäel de , 1984- Crítica e interpretação
Brie, César , 1954- Crítica e interpretação
Colectivo 84 (Grupo teatral)
Performance (Arte)
Teatro português História e crítica
Teatro de los Andes (Grupo teatral)
Teatro argentino História e crítica
Criação (Literária, artística, etc)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AL4GGF
Data do documento: 16-Mar-2017
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