Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AL7PDP
Type: Tese de Doutorado
Title: Reescritas da nação: uma leitura de Cuando ya no importe
Authors: Viviane Monteiro Maroca
First Advisor: Haydee Ribeiro Coelho
First Referee: Georg Otte
Second Referee: Graciela Ines Ravetti de Gomez
Third Referee: Silvina Liliana Carrizo
metadata.dc.contributor.referee4: Suely da Fonseca Quintana
Abstract: Esta tese se dedica a focalizar as reescritas da nação tomando como base uma leitura de Cuando ya no importe, último livro de Juan Carlos Onetti. Para tanto, foi necessário reconsiderar as representações femininas no contexto do imaginário da nação. Publicado durante seu exílio na Espanha, o romance, diário ficcional de um homem exilado, trabalha as questões de identidade que constituem esse personagem e, ao mesmo tempo, de um modo íntimo e pessoal, empreende uma releitura desestabilizadora dos discursos hegemônicos que construíram a nação. Para o desenvolvimento do tema, a tese se estrutura em quatro capítulos. No primeiro, busquei discutir a condição periférica da América Latina diante do Ocidente e sua impossibilidade de aderir completamente aos projetos sócio-econômicos construídos pela modernidade europeia. Nesse sentido, busco dialogar com as noções de "Balbucio teórico latino-americano" e "razão pós-ocidental", concebidas por Hugo Achugar e Walter Mignolo, respectivamente, que reclamam, cada um à sua maneira, a liminaridade do pensamento latino-americano, diante da suposta universalidade do Ocidente. As noções ainda articulam a discussão acerca da representação e dos loci de enunciação dos sujeitos subalternos, no intuito de reivindicar uma fala própria, inserida em uma sensibilidade geo-histórica que dê conta de seus próprios discursos. No segundo capítulo, me dedico a pensar as representações femininas em sua relação fastasmática com a identidade do narrador. No terceiro capítulo, as principais personagens femininas são estudadas isoladamente, mas também em busca de compreender como o romance dialoga com o projeto de literatura romântica do fim do século XIX, em que as famílias se pensavam como alegorias nacionais. Por fim, no útlimo capítulo, busquei reavaliar as representações dos sujeitos subalternos na narrativa, bem como alguns mitos que consolidaram o imaginário nacional, no intuito de avaliar como Cuando ya no importe se insere no projeto do pós-ditadura uruguaio de se desmontarem as narrativas hegemônicas da nação. Nesse sentido, o diário é pensado como o espaço em que a nação é narrada em sua unidade mínima, e que possibilita que os sujeitos se expressem em sua heterogeneidade, contrariamente à homogeneização buscada pela tradição latino-americana das epopeias e ficções fundacionais.
Abstract: This thesis aims to focalize the rewritings of national imaginary in Past Caring, last novel of Juan Carlos Onetti. Therefore, it was necessary to revisit womens representations in that context. Published during his exile in Spain, the novel is a fictional diary of an exiled man and portrays questions of identity that constitute this character and, at the same time, in an intimate and personal way, undertakes a destabilizing reading of the hegemonic speeches that have built the narrated nation. The work is divided into four chapters. In the first chapter discusses Latin Americas peripheral condition in face of the Occident and its impossibility of fully adhering to social-economical projects built by European modernity. In this sense, my attempt is to dialogue with the notions of "Latin American theoretical babbling" and post-occidental reason, conceived by Hugo Achugar and Walter Mignolo, respectively, which reclaim, each one in their own way, the liminality of Latin American thought, facing the alleged Western universality. These notions also articulate the discussion regarding representation and the loci of enunciation of subaltern subjects, aiming to vindicate their own speech, within a geo-historical sensitivity that bears their speeches. In the second chapter, womens representations are analysed regarding their phantasmal relations to the narrators identity. In the third chapter, a the main women characters are studied separately, but also aiming to understand how the novel dialogues with the XIX century project of romantic novels, in which families are thought as national allegories. Lastly, the representations of subaltern studies within the narrative are re-evaluated, as well as some myths that consolidated national imaginary, in order to observe if Past Caring belongs to the Uruguayan post-dictatorship project of dismantling national hegemonic narratives. To that effect, the diary is considered the space in which nation is narrated in its minimal unity; in which subjects are expressed in their heterogeneity, contrarily to the homogenization complied by the Latin American tradition of foundational epics and fictions.
Subject: Onetti, Juan Carlos , 1909-1994 Cuando ya no importe Crítica e interpretação
Ficção uruguaia História e crítica
Exílio na literatura
Literatura e nação
Literatura e história América Latina
Crítica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AL7PDP
Issue Date: 4-Nov-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.