Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-ALLN59
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Realismo e Modernidade em Grande Sertão: veredas
Autor(es): Alysson Quirino Siffert
Primeiro Orientador: Marcos Rogerio Cordeiro Fernandes
Primeiro membro da banca : Marli de Oliveira Fantini Scarpelli
Segundo membro da banca: Danielle dos Santos Corpas
Resumo: Esta dissertação busca investigar o autêntico realismo presente em Grande Sertão: Veredas a partir de princípios estéticos elaborados por György Lukács e por outros filósofos marxistas. Com isso, representa uma originalidade na fortuna crítica sobre o único romance de João Guimarães Rosa, cuja obra em geral é estudada de modo apartado a qualquer noção de realismo. Questionar essa tendência da crítica faz parte do esforço de demonstrar os múltiplos aspectos realistas desse livro. Nesse sen-tido, nossa hipótese básica é que o Grande Sertão: Veredas é capaz de ser um retrato do Brasil ao mesmo tempo em que singulariza personagens sertanejos e incorpora os movimentos decisivos da modernidade universal, determinada pelo avanço do capita-lismo. A fim de comprovar essa hipótese, esse trabalho investiga a lógica dialética presente nas mais diversas camadas do romance, com especial atenção para a conden-sação artística de distintas dimensões temporais e espaciais, vista sob o prisma do de-senvolvimento desigual e combinado e da correlação real e estética das categorias da singularidade, da particularidade e da universalidade. A dissertação dedica um capí-tulo para apontar como a realidade brasileira se incorpora nos personagens e em deta-lhes formais do romance, e outro capítulo para discutir os significados do mito do Fausto para a literatura universal e para o romance de Guimarães Rosa. Por fim, o capítulo conclusivo propõe um neologismo interpretativo que una a história e a estó-ria, e termina com palavras sobre a brutalidade e a violência, que marcam esse ro-mance e o Brasil.
Abstract: This essay seeks to investigate the authentic realism present in Grande Ser-tão: Veredas, based on aesthetic principles elaborated by György Lukács and other Marxist philosophers. Therefore, it represents an original work in the studies on the novel of João Guimarães Rosa, whose artistic work is usually studied separated to any notion of realism. Questioning this critical trend is part of the effort to demonstrate the multiple realistic aspects of this book. In this sense, our basic hypothesis is that the Grande Sertão: Veredas is capable of being a portrait of Brazil while singling out regional characters and incorporating decisive universal movements of modernity, de-termined by the advance of capitalism. In order to prove this hypothesis, this work investigates the dialectical logic present in the most diverse layers of the novel, paying special attention to the artistic condensation of different temporal and spatial dimensi-ons, viewed from the perspective of "unequal and combined development" and the real and aesthetics correlations of the categories of singularity, particularity and universa-lity. It dedicates a chapter to point out how Brazilian reality is incorporated into the characters and formal details of the novel, and another chapter to discuss the meanings of the Faust myth for universal literature and for the Guimarães Rosas novel. Finally, the concluding chapter proposes an interpretive neologism that unites the history and the story, and ends with words about the brutality and violence that mark this novel and Brazil.
Assunto: Realismo na literatura
Goethe, Johann Wolfgang von , 1749-1832 Fausto
Ficção brasileira Historia e critica
Rosa, João Guimarães , 1908-1967 Grande sertão : veredas Crítica e interpretação
Modernidade
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-ALLN59
Data do documento: 13-Fev-2017
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