Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-ALSG2J
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Underground: marginalidade e contracultura em A fúria do corpo, de João Gilberto Noll
Authors: Thales Saymon Mendes Cunha
First Advisor: Maria Zilda Ferreira Cury
First Referee: Melania Silva Aguiar
Second Referee: Fabio Figueiredo Camargo
Abstract: Esse estudo baseia-se nas relações de oposição entre autoritarismo e resistência presentes no romance A fúria do corpo, de João Gilberto Noll. O autor porto-alegrense é um dos escritores da literatura brasileira contemporânea que renunciou às formas tradicionais de representação, adotando procedimentos alternativos de produção literária. O romance em foco aborda tematicamente um mundo à margem, despido de um idealismo nacional, conservador e totalitário. Esse trabalho perscruta, nesse sentido, a relação entre esse romance e um movimento político-cultural que teve sua base nos anos de 1960, aquele que é mais conhecido como contracultura. Exploramos os componentes subversivos presentes nessa narrativa, tendo em vista a posição de resistência que ela assume frente à presença de violência e autoritarismo, encontrados, sobretudo, no período da ditadura militar no Brasil. Discutimos também a representação da marginalidade, principalmente a partir de seus personagens, além de refletir sobre princípio de errância e sobre o trânsito permanente das personagens do romance, dialogando com o chamado movimento beat norte-americano.
Abstract: This study is based in the opposite relations between authoritarianism and resistance in the romance A fúria do corpo by João Gilberto Noll. The porto-alegrense author is one of the contemporary Brazilian literature authors that have renounced the traditional representation ways adopting alternative procedures of literary production. The romance addresses a peripheral world bared of a national idealism, conservative and totalitarian. This thesis peers in this way the relationship between this romance and a political and cultural movement that had its beginning in the 60s, the one well known as counterculture. We have explored the subversive components present in the mentioned narrative observing the resistance position that it assumes in the presence of violence and authoritarianism found, above all, in the military dictatorship period in Brazil. We have also discussed the marginality representation, especially from the characters, besides reflecting about the wandering principle and about the permanent traffic of characters in the romance, relating to the North-American movement beat.
Subject: Política e literatura
Contracultura
Geração beat Estados Unidos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-ALSG2J
Issue Date: 27-Aug-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_thales_cunha___vers_o_final_com_ficha.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.