Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AMAJ5S
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Cinemato[graphos] : as ocorrências da palavra no cinema das vanguardas [anos 1920] 
Autor(es): Guilherme Guazzi Rodrigues
primer Tutor: Marcia Maria Valle Arbex
primer miembro del tribunal : Ana Lucia Menezes de Andrade
Segundo miembro del tribunal: Elcio Loureiro Cornelsen
Resumen: Análise das principais ocorrências da palavra [graphos] como elemento de retórica no processo de construção da imagem e na produção de sentido na cinematografia das vanguardas alemã, francesa e russa [déc. 1920]. Um estudo pseudotaxionômico das principais aplicações da palavra grafada no cinema como elementos funcionais ou poéticos, as nomenclaturas e suas variantes. Levantamento das ocorrências da palavra-imagem nas artes plásticas e na poesia na passagem do século XIX para o XX, com o intuito de apontar as possíveis influências conceituais e formais às quais a produção cinematográfica encontrou-se submetida. Reflexão sobre o comportamento dos atos de escrita e leitura, quando a palavra e/ou sua morfologia gráfica encontram-se submetidas à ação dos diversos aspectos espaço-temporais, verificando se o caráter dinâmico implícito nessa mídia pressupõe alguma outra forma de organização, alguma outra sintaxe, que estabeleça para as palavras outras relações de sentido, que não apenas seu caráter simbólico. Discussão sobre a capacidade das mídias cinemáticas de potencializar a ambiguidade básica presente no registro gráfico da palavra, ou seja, sua função simbólica associada a sua função icônica, assim como ampliar o campo semântico da palavra.
Abstract: Analysis of the main occurrences of the word [graphos] as a rhetoric element in the process of constructing the image and the production of meaning in the German, French and Russian avant-garde [dec. 1920]. A pseudo-taxonomic study of the main applications of the written word in the cinema as functional or poetic elements, the classifications and their variants. Survey of occurrences of the word-image in the visual arts and poetry in the passage from 19th to 20th century in order to identify possible conceptual and formal influences to which cinematographic production was submitted. The reflection considers about the behavior of writing and reading acts, when the word and/or its graphic morphology is submitted to the action of several space-temporal aspects, checking if the dynamic aspect implicit into this media requires some other organization way, some other syntax which sets up to words connections other than those from its symbolic aspect. Here we have a discussion about the kinematics medias ability to enhance the basic ambiguity implicit on the graphic record of the word, that is, its symbolic function associated with its iconic function, as well as enlarging the semantic field of the word.
Asunto: Intermidialidade
Cinema
Arte no cinema
Literatura e cinema
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AMAJ5S
Fecha del documento: 28-ago-2008
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
guilherme_guazzi_rodrigues_disserta__o.pdf8.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.