Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AMAJ5S
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcia Maria Valle Arbexpt_BR
dc.contributor.referee1Ana Lucia Menezes de Andradept_BR
dc.contributor.referee2Elcio Loureiro Cornelsenpt_BR
dc.creatorGuilherme Guazzi Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T07:12:24Z-
dc.date.available2019-08-14T07:12:24Z-
dc.date.issued2008-08-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-AMAJ5S-
dc.description.abstractAnalysis of the main occurrences of the word [graphos] as a rhetoric element in the process of constructing the image and the production of meaning in the German, French and Russian avant-garde [dec. 1920]. A pseudo-taxonomic study of the main applications of the written word in the cinema as functional or poetic elements, the classifications and their variants. Survey of occurrences of the word-image in the visual arts and poetry in the passage from 19th to 20th century in order to identify possible conceptual and formal influences to which cinematographic production was submitted. The reflection considers about the behavior of writing and reading acts, when the word and/or its graphic morphology is submitted to the action of several space-temporal aspects, checking if the dynamic aspect implicit into this media requires some other organization way, some other syntax which sets up to words connections other than those from its symbolic aspect. Here we have a discussion about the kinematics medias ability to enhance the basic ambiguity implicit on the graphic record of the word, that is, its symbolic function associated with its iconic function, as well as enlarging the semantic field of the word.pt_BR
dc.description.resumoAnálise das principais ocorrências da palavra [graphos] como elemento de retórica no processo de construção da imagem e na produção de sentido na cinematografia das vanguardas alemã, francesa e russa [déc. 1920]. Um estudo pseudotaxionômico das principais aplicações da palavra grafada no cinema como elementos funcionais ou poéticos, as nomenclaturas e suas variantes. Levantamento das ocorrências da palavra-imagem nas artes plásticas e na poesia na passagem do século XIX para o XX, com o intuito de apontar as possíveis influências conceituais e formais às quais a produção cinematográfica encontrou-se submetida. Reflexão sobre o comportamento dos atos de escrita e leitura, quando a palavra e/ou sua morfologia gráfica encontram-se submetidas à ação dos diversos aspectos espaço-temporais, verificando se o caráter dinâmico implícito nessa mídia pressupõe alguma outra forma de organização, alguma outra sintaxe, que estabeleça para as palavras outras relações de sentido, que não apenas seu caráter simbólico. Discussão sobre a capacidade das mídias cinemáticas de potencializar a ambiguidade básica presente no registro gráfico da palavra, ou seja, sua função simbólica associada a sua função icônica, assim como ampliar o campo semântico da palavra.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema das Vanguardaspt_BR
dc.subjectIntertítulos Legendaspt_BR
dc.subjectTipografiapt_BR
dc.subjectCinema de Palavraspt_BR
dc.subjectMorfologia Gráficapt_BR
dc.subjectPalavra-Imagem Graphospt_BR
dc.subjectIntermidialidadept_BR
dc.subjectCinema Poesia Artes Plásticaspt_BR
dc.subject.otherIntermidialidadept_BR
dc.subject.otherCinemapt_BR
dc.subject.otherArte no cinemapt_BR
dc.subject.otherLiteratura e cinemapt_BR
dc.titleCinemato[graphos] : as ocorrências da palavra no cinema das vanguardas [anos 1920] pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
guilherme_guazzi_rodrigues_disserta__o.pdf8.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.