Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AMAJBY
Type: Tese de Doutorado
Title: Se uma nova imagem, se uma nova palavra: o diálogo entre A linguagem dos pássaros, do poeta Attar, e as imagens de Kamal al-Din Bihzad
Authors: Maria do Carmo Fernandes Nunes Rolla
First Advisor: Marcia Maria Valle Arbex
First Referee: Jacyntho Jose Lins Brandao
Second Referee: Mamede Mustafa Jarouche
Third Referee: Sylvia Virgínia Andrade Leite
metadata.dc.contributor.referee4: Maria do Ceu Diel de Oliveira
Abstract: Este trabalho visa examinar a relação palavra e imagem na obra A Linguagem dos Pássaros, do poeta Attar, associada às iluminuras produzidas pelo artista Kamal al-Din Bihazd para ilustrá-la. Nossa hipótese é de que essa relação distancia-se do modelo ocidental ecfrástico e apresenta novos paradigmas para se pensar esse diálogo nas artes visuais e verbais contemporâneas. O estudo apresenta os aspectos plásticos e estruturais da arte do livro persa, o funcionamento das oficinas nas quais eles eram produzidos, incluindo a investigação sobre a identidade das imagens e da palavra escrita naquela cultura e, por fim, uma análise do diálogo entre as imagens produzidas por Bihzad e o texto de Attar no referido manuscrito. As descobertas sobre a influência do Sufismo sobre a produção de Bihzad e Attar, a experiência do imaginário como modo de conhecimento, criação e teofania, o papel do leitor como decifrador de uma mensagem são elementos em destaque na conclusão da pesquisa.
Abstract: This paper aims to analyze the relation word and image in the book The Language of the Birds, from poet Attar, associated to illuminations produced by artist Kamal al-Din Bihazd to illustrate it. Our hypothesis is that this relation distances from the ekphrastic occidental model and presents new paradigms to think this dialog in contemporaryvisual and verbal arts. The study presents the plastic and structural aspects of art in Persian book, the operation of the workshops where they were produced, including the investigation on image identity and written word in that culture and, finally, a dialogue analysis between the images produced by Bihzad and Attars text in the referred manuscript. The findings about the influence of Sufism on Bizhads and Attarsproduction, the experience of the imaginary as a way of knowledge, creation and theophany, the role of the reader as message code-breaker are highlighting elements in the conclusion of this research.
Subject: Arte iraniana
Arte e literatura
Attar, Farid al-Din , m ca1230 Linguagem dos pássaros Crítica e interpretação
Sufismo
Poesia sufi História e crítica
Literatura persa História e crítica
Bihzãd , ativo séc XVI
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AMAJBY
Issue Date: 7-Mar-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_maria_do_carmo_f_nunes_rolla.pdf3.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.