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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Entre a ética e a estética : a desmitificação do herói e da guerra em Soldados de Salamina e El impostor, de Javier Cerca
Autor(es): Lorena Carvalho dos Reis
primer Tutor: Romulo Monte Alto
primer miembro del tribunal : Volker Karl Lothar Jaeckel
Segundo miembro del tribunal: José Max Hidalgo Nacher
Resumen: Ao longo dos séculos XX e XXI a GCE se tornou o grande western espanhol. Contudo, a tensão entre a realidade e a ficção é uma das tônicas na literatura espanhola contemporânea. Ao lançar luz sobre temáticas como as guerras e seus personagens históricos, a ficção tende a tocar em feridas de temas sensíveis, evocando em seus tecidos ficcionais discussões extraliterárias. Nos romances Soldados de Salamina (2001) e El Impostor (2014), ambos do autor espanhol Javier Cercas, encontramos um corpus que exemplifica essa problemática por seu tratamento polêmico dado à memória e à história recentes. Tendo em vista o mito construído em torno de Rafael Sánchez Mazas, cofundador da Falange Espanhola, e sua fuga milagrosa de um fuzilamento em massa ocorrido em 1939, bem como o desmascaramento do catalão Enric Marco, um falso sobrevivente da Shoa, esta dissertação visa à análise das estratégias narrativas de desmitificação da guerra e do herói realizadas nesses dois textos. Assim, fazendo um recorrido pelas principais teorias ao redor desses temas, apresentaremos e discutiremos os papéis da propaganda e da mitografia nacionalista na forjadura de imagens heroicas como a de Sánchez Mazas e, a partir do caso Marco, também analisaremos os processos de clivagem da memória exercidos pelos historiadores da casa com seus impactos sobre a memória dos sobreviventes do nazismo.
Abstract: Over the 20th and 21st centuries the Spanish Civil War became the greatest Spanish western. However, the tension between reality and fiction is one of the most important ideas in contemporary Spanish literature. Shedding light on themes such as wars and their historical characters, fiction tends to touch wounds of sensitive themes, evoking in their fictional fabrics extra-literary discussions. In the novels Soldiers of Salamis (2001) and The Impostor (2014), both of the Spanish writer Javier Cercas, we find a body that typifies this issue due to its controversial treatment given to recent memory and history. Likewise, in view of the myth built around Rafael Sánchez Mazas, co-founder of the Spanish Falange, and his miraculous escape from a mass shoot-out in 1939, as well as the unmasking of the Catalan Enric Marco, a false survivor of the Shoa, this dissertation aims at testing the narrative strategies of demystification of the war and the hero carried out in these two texts. Thus, taking a tour of the main theories around these themes, we will present and discuss the roles of propaganda and nationalist mythology in the forging of heroic images such as that of Sánchez Mazas and, from the Marco case, we will also analyze the processes of memory cleavage exercised by the historians of the house with their impact on the memory of the survivors of Nazism.
Asunto: Ética na literatura
Heróis na literatura
Espanha História Guerra civil 1936-1939
Cercas, Javier , 1962 Soldados de Salamina Crítica e interpretação
Estetica
Cercas, Javier , 1962 Impostor Crítica e interpretação
Literatura e história
Guerra e literatura
Guerra na literatura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-ANGNMF
Fecha del documento: 12-may-2017
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