Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-APEF9C
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O drama satírico: gênero híbrido e intertextual
Authors: Vanessa Ribeiro Brandao
First Advisor: Tereza Virginia R Barbosa
First Referee: Jacyntho Jose Lins Brandao
Second Referee: Ana Maria César Pompeu
Abstract: A presente pesquisa trata do ensino da argumentação, a partir de uma perspectiva interacional e discursiva, como objeto de ensino nas aulas de Língua Portuguesa. O objetivo central desta pesquisa é desenvolver um objeto de aprendizagem do tipo jogo digital para o ensino de estratégias argumentativas. Esta proposta motivou-se no fato de grande parte dos alunos concluírem o ensino fundamental sem a consolidação de determinadas habilidades argumentativas. A segunda motivação é que os adolescentes vivem imersos no ciberespaço e são seduzidos pelos diversos recursos e aplicações nele disponíveis, sobretudo pelos jogos digitais. Assim, buscamos pensar um projeto de ensino que possa contribuir para a formação da competência argumentativa dos estudantes do nono ano do Ensino Fundamental. As questões que nortearam a proposta deste trabalho foram: Quais estratégias argumentativas, para a produção escrita, seriam mais adequadas para o ensino no último ano do ensino fundamental? Seria possível e viável elaborar um jogo digital educacional para o ensino de estratégias argumentativas? Para obter respostas a essas perguntas, a pesquisa foi planejada como pesquisa de intervenção, de natureza qualitativa, visto que a prática seguida de reflexão é o caminho investigativo privilegiado em investigações dessa natureza. O produto desta pesquisa é constituído de um jogo digital educacional e de um conjunto de módulos didáticos compostos por oficinas de leitura, compreensão e produção de texto, com foco no gênero discursivo artigo de opinião. O objetivo do projeto de ensino é, através das atividades que constituem o jogo digital e os módulos didáticos, desenvolver e consolidar habilidades básicas que possibilitem aos estudantes argumentar para persuadir, convencer e orientar os modos de pensar, de ver e de sentir do outro (AMOSSY, 2007, 2011). O referencial teórico fundamenta-se, sobretudo, nos estudos sobre argumentação e retórica de Chaim Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005); Ruth Amossy (2000, 2006, 2011), cuja proposta é articular Retórica, Nova Retórica e Análise do Discurso; Koch (1984, 1996, 2000), Abreu (2009) e Fiorin (2014/2015). Os resultados esperados na aplicação dos dois produtos resultantes deste trabalho são, dentre outros, o desenvolvimento de determinadas habilidades argumentativas e uma aprendizagem mais significativa e dinâmica .
Abstract: In this paper we discuss the satyr drama, a hybrid and intertextual Greek drama presented at theater contests in the Great Dionysias between V-II BC centuries. Its most outstanding feature that distinguishes it from other genres from its time is the presence of Silenus and his children, the satyrs, who form the chorus from the plays and are represented as creatures halfman half-animal (usually a goat with horse tail) with animal erect phallus. They are responsible for the humor and also for the sacredness of the genre because they are part of Dionysus cortege and present the god within the play. First we concerned about explainingsatyr dramas function and origin, then its distinctive features to the other genres. There are also some features which approximate satyr drama to these genres as the meter from the tragedy, the tone from the comedy, and rustic themes found in the Homeric hymns and collaborate to characterize it as a frontier genre, hybrid and intertextual.
Subject: Gêneros textuais
Teatro grego (Comédia) História e crítica
Sileno (Personagem mitológico)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-APEF9C
Issue Date: 29-Feb-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_final_vanessa_ribeiro_brand_o.pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.