Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/LETR-APUNZ7
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Shakespeare in the timeline: an analysis of RSC's such tweet sorrow and #dream40 |
Autor(es): | Clara Matheus Nogueira |
Primeiro Orientador: | Thais Flores Nogueira Diniz |
Primeiro membro da banca : | Julio Jeha |
Segundo membro da banca: | Claus Herbert Clüver |
Resumo: | This thesis discusses Such Tweet Sorrow and #dream40, adaptations of Romeo and Juliet and A Midsummer Nights Dream by William Shakespeare, produced by the Royal Shakespeare Company. The first chapters approach both works in details, which is necessary due to the novelty of the productions under discussion. Both productions were staged on social media websites. This thesis investigates the modes of engagement allowed by these adaptations. When discussing the process through which a playscript was adapted to social media, it is detailed how Twitter and Google+ work as the main stages for these productions. Lastly, in relation to Linda Hutcheons exposition of the modes of engagement, this thesis approaches how the written texts, visual and audiovisual media, and interactive aspects of social media websites allow for different ways of engaging audiences. |
Abstract: | Essa dissertação discute duas produções da Royal Shakespeare Company, Such Tweet Sorrow e #dream40 que são, respectivamente, adaptações das obras Romeu e Julieta e Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare. Ambas as produções usaram redes sociais como palco. Essa dissertação investiga os modos de engajamento do público nessas adaptações de obras literárias para as redes sociais. Para isso, primeiramente, se dá a apresentação de ambas as adaptações tendo em vista seus caráteres inovadores e o modo como os textos dramáticos são adaptados para o ambiente digital, dando ênfase nos palcos principais de cada uma delas, Twitter e Google+. Posteriormente, discute-se, a partir dos apontamentos de Linda Hutcheon, os modos de engajamento presentes nessas adaptações, com relação aos textos escritos, à presença de produtos de mídias visuais e audiovisuais e à possibilidade de interação tendo em vista o ambiente das redes sociais. |
Assunto: | Teatro inglês Adaptações Royal Shakespeare Company (Grupo teatral) Shakespeare, William , 1564-1616 Romeu e Julieta Shakespeare, William , 1564-1616 Sonho de uma noite de verão Comunicação de massa e literatura Shakespeare, William , 1564-1616 Adaptações História e crítica |
Idioma: | Inglês |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-APUNZ7 |
Data do documento: | 19-Abr-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_clara_matheus_nogueira.pdf | 2.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.