Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-APUNZ7
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Thais Flores Nogueira Dinizpt_BR
dc.contributor.referee1Julio Jehapt_BR
dc.contributor.referee2Claus Herbert Clüverpt_BR
dc.creatorClara Matheus Nogueirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T12:38:51Z-
dc.date.available2019-08-14T12:38:51Z-
dc.date.issued2017-04-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-APUNZ7-
dc.description.abstractEssa dissertação discute duas produções da Royal Shakespeare Company, Such Tweet Sorrow e #dream40 que são, respectivamente, adaptações das obras Romeu e Julieta e Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare. Ambas as produções usaram redes sociais como palco. Essa dissertação investiga os modos de engajamento do público nessas adaptações de obras literárias para as redes sociais. Para isso, primeiramente, se dá a apresentação de ambas as adaptações tendo em vista seus caráteres inovadores e o modo como os textos dramáticos são adaptados para o ambiente digital, dando ênfase nos palcos principais de cada uma delas, Twitter e Google+. Posteriormente, discute-se, a partir dos apontamentos de Linda Hutcheon, os modos de engajamento presentes nessas adaptações, com relação aos textos escritos, à presença de produtos de mídias visuais e audiovisuais e à possibilidade de interação tendo em vista o ambiente das redes sociais.pt_BR
dc.description.resumoThis thesis discusses Such Tweet Sorrow and #dream40, adaptations of Romeo and Juliet and A Midsummer Nights Dream by William Shakespeare, produced by the Royal Shakespeare Company. The first chapters approach both works in details, which is necessary due to the novelty of the productions under discussion. Both productions were staged on social media websites. This thesis investigates the modes of engagement allowed by these adaptations. When discussing the process through which a playscript was adapted to social media, it is detailed how Twitter and Google+ work as the main stages for these productions. Lastly, in relation to Linda Hutcheons exposition of the modes of engagement, this thesis approaches how the written texts, visual and audiovisual media, and interactive aspects of social media websites allow for different ways of engaging audiences.pt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSocial media websitespt_BR
dc.subjectWilliam Shakespearept_BR
dc.subjectAdaptationpt_BR
dc.subject.otherTeatro inglês Adaptaçõespt_BR
dc.subject.otherRoyal Shakespeare Company (Grupo teatral)pt_BR
dc.subject.otherShakespeare, William , 1564-1616 Romeu e Julietapt_BR
dc.subject.otherShakespeare, William , 1564-1616 Sonho de uma noite de verãopt_BR
dc.subject.otherComunicação de massa e literaturapt_BR
dc.subject.otherShakespeare, William , 1564-1616 Adaptações História e críticapt_BR
dc.titleShakespeare in the timeline: an analysis of RSC's such tweet sorrow and #dream40pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_clara_matheus_nogueira.pdf2.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.