Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AQ2HWW
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Aproximando teoria e prática: a utilização da abordagem pedagógica sala de aula invertida para o ensino do gênero textual biografia em um curso de inglês para fins específicos
Autor(es): Marcela Aparecida Toledo Milagres Duarte
primer Tutor: Reinildes Dias
primer miembro del tribunal : kleber Aparecido da Silva
Segundo miembro del tribunal: Sonia Maria de Oliveira Pimenta
Resumen: Esta pesquisa objetivou investigar como a utilização da abordagem Sala de Aula Invertida (SAI) pode contribuir para o ensino da escrita do gênero textual biografia em inglês. A escrita colaborativa foi empregada no desenvolvimento deste trabalho aliada à concepção de produção textual como processo recursivo, considerando as suas etapas: brainstorming, primeira versão, revisões, feedback, reescrita e publicação. O trabalho foi realizado em uma turma de Inglês para Fins Específicos de uma faculdade privada na cidade de Ponte Nova-MG, formada por alunos oriundos dos cursos oferecidos pela instituição. Os procedimentos didáticos adotados para o ensino da escrita foram aqueles atinentes à implementação da SAI por meio da produção de vídeos e aulas presenciais, além daqueles relacionados à contextualização do gênero, seus aspectos discursivo-multimodais e léxico-gramaticais. A coleta de dados foi iniciada com a aplicação do primeiro questionário, previamente à primeira produção e implementação da SAI, que teve como objetivo obter informações sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre a escrita em inglês e seu perfil de letramento digital. O segundo visou investigar se houve mudanças na percepção dos alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem do gênero textual biografia viabilizado pela SAI e permeado pela escrita colaborativa e processual. Foram analisadas as primeiras e as últimas versões dos alunos para que se pudesse observar a eficácia dos procedimentos didático-pedagógicos adotados. Com base nos dados analisados, foi possível concluir que a utilização da SAI se mostrou uma abordagem pedagógica eficaz para o ensino da escrita do gênero textual biografia em inglês aliada à concepção da escrita como processo cíclico e em colaboração.
Abstract: This research aimed to investigate how the use of the Flipped Classroom approach can contribute to the teaching of writing of the textual genre biography in English. Collaborative writing was used in the development of this work allied to the conception of textual production as a recursive process, considering its stages: brainstorming, first version, revisions, feedback, rewriting and publication. The work was carried out in a group of English for Specific Purposes of a private college in the city of Ponte Nova-MG, formed by students coming from the courses offered by the institution. The didactic procedures adopted for the teaching of writing were those related to the implementation of the Flipped Classroom through the production of videos and face-to-face classes, in addition to those related to the context of the genre, its discursive-multimodal and lexicon-grammatical aspects. Data collection was initiated with the application of the first questionnaire, prior to the first production and implementation of the Flipped Classroom, which aimed to obtain information about the students' previous knowledge about English writing and their digital literacy profile. The second objective was to investigate if there were changes in the students' perception about the teaching and learning process of the textual genre biography made possible by the Flipped Classroom and permeated by collaborative and procedural writing. We analyzed the first and last versions of the students so that we could observe the effectiveness of the didactic-pedagogical procedures adopted. Based on the data analyzed, it was possible to conclude that the use of Flipped Classroom was an effective pedagogical approach for the teaching of textual writing biography in English, combined with the conception of writing as a cyclical and collaborative process.
Asunto: Língua inglesa Métodos de ensino
Gêneros textuais
Ambiente de sala de aula
Aquisição da segunda linguagem
Produção de textos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AQ2HWW
Fecha del documento: 27-abr-2017
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_de_mestrado_marcela_aparecida_toledo_milagres_duarte.pdf4.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.