Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AQ2HWW
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Reinildes Diaspt_BR
dc.contributor.referee1kleber Aparecido da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Sonia Maria de Oliveira Pimentapt_BR
dc.creatorMarcela Aparecida Toledo Milagres Duartept_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T07:09:29Z-
dc.date.available2019-08-12T07:09:29Z-
dc.date.issued2017-04-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-AQ2HWW-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate how the use of the Flipped Classroom approach can contribute to the teaching of writing of the textual genre biography in English. Collaborative writing was used in the development of this work allied to the conception of textual production as a recursive process, considering its stages: brainstorming, first version, revisions, feedback, rewriting and publication. The work was carried out in a group of English for Specific Purposes of a private college in the city of Ponte Nova-MG, formed by students coming from the courses offered by the institution. The didactic procedures adopted for the teaching of writing were those related to the implementation of the Flipped Classroom through the production of videos and face-to-face classes, in addition to those related to the context of the genre, its discursive-multimodal and lexicon-grammatical aspects. Data collection was initiated with the application of the first questionnaire, prior to the first production and implementation of the Flipped Classroom, which aimed to obtain information about the students' previous knowledge about English writing and their digital literacy profile. The second objective was to investigate if there were changes in the students' perception about the teaching and learning process of the textual genre biography made possible by the Flipped Classroom and permeated by collaborative and procedural writing. We analyzed the first and last versions of the students so that we could observe the effectiveness of the didactic-pedagogical procedures adopted. Based on the data analyzed, it was possible to conclude that the use of Flipped Classroom was an effective pedagogical approach for the teaching of textual writing biography in English, combined with the conception of writing as a cyclical and collaborative process.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou investigar como a utilização da abordagem Sala de Aula Invertida (SAI) pode contribuir para o ensino da escrita do gênero textual biografia em inglês. A escrita colaborativa foi empregada no desenvolvimento deste trabalho aliada à concepção de produção textual como processo recursivo, considerando as suas etapas: brainstorming, primeira versão, revisões, feedback, reescrita e publicação. O trabalho foi realizado em uma turma de Inglês para Fins Específicos de uma faculdade privada na cidade de Ponte Nova-MG, formada por alunos oriundos dos cursos oferecidos pela instituição. Os procedimentos didáticos adotados para o ensino da escrita foram aqueles atinentes à implementação da SAI por meio da produção de vídeos e aulas presenciais, além daqueles relacionados à contextualização do gênero, seus aspectos discursivo-multimodais e léxico-gramaticais. A coleta de dados foi iniciada com a aplicação do primeiro questionário, previamente à primeira produção e implementação da SAI, que teve como objetivo obter informações sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre a escrita em inglês e seu perfil de letramento digital. O segundo visou investigar se houve mudanças na percepção dos alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem do gênero textual biografia viabilizado pela SAI e permeado pela escrita colaborativa e processual. Foram analisadas as primeiras e as últimas versões dos alunos para que se pudesse observar a eficácia dos procedimentos didático-pedagógicos adotados. Com base nos dados analisados, foi possível concluir que a utilização da SAI se mostrou uma abordagem pedagógica eficaz para o ensino da escrita do gênero textual biografia em inglês aliada à concepção da escrita como processo cíclico e em colaboração.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSala de Aula Invertida (SAI)pt_BR
dc.subjectbiografiapt_BR
dc.subjectgênero textualpt_BR
dc.subjectescrita em inglêspt_BR
dc.subjectcolaboraçãopt_BR
dc.subjectescrita como processopt_BR
dc.subjectabordagem pedagógicapt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda linguagempt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.titleAproximando teoria e prática: a utilização da abordagem pedagógica sala de aula invertida para o ensino do gênero textual biografia em um curso de inglês para fins específicospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_de_mestrado_marcela_aparecida_toledo_milagres_duarte.pdf4.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.