Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AQVPQA
Type: Tese de Doutorado
Title: Por uma poética da escritura de Antonio Tabucchi: diálogos com Fernando Pessoa e Luigi Pirandello
Authors: Melissa Cobra Torre
First Advisor: Haydee Ribeiro Coelho
First Referee: Anna Palma
Second Referee: Myriam Correa de Araujo Avila
Third Referee: Luiz Cláudio Vieira de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: Alberto Ferreira da Rocha Júnior
Abstract: Esta tese parte do pressuposto de que Antonio Tabucchi estabelece um diálogo literário com o escritor italiano Luigi Pirandello e o poeta português Fernando Pessoa, efetuando uma releitura de certos temas e conceitos presentes na obra dos dois escritores ao trazê-los para um novo contexto. Tem como objetivos gerais: delinear uma poética daescritura de Antonio Tabucchi, evidenciando seu diálogo literário com Fernando Pessoa e Luigi Pirandello, tendo em vista a modernidade e a pós-modernidade; refletir sobre a questão da fragmentação e da multiplicidade do sujeito, permeando os conceitos de identidade e alteridade, bem como a proliferação das máscaras nas obras dos trêsescritores em questão; enfocar o jogo entre real e ficcional em Antonio Tabucchi, Luigi Pirandello e Fernando Pessoa; demonstrar como memória, ausência, nostalgia e solidão perpassam as obras desses três escritores. Para o desenvolvimento dos capítulos, selecionei alguns textos dos autores enfocados nesta tese: Il gioco del rovescio(1981), Il filo dellorizzonte (1986), Il signor Pirandello è desiderato al telefono (1988), Requiem (1991), Cinema (1985), Stanze (1985) e Autobiografie Altrui (2003), de Antonio Tabucchi; Prima notte (1900), Il Pipistrello (1920), Ciascuno a suo modo (1924), Uno, nessuno e centomila (1925) e Questa sera si recita a soggetto (1929), deLuigi Pirandello; além do drama estático O marinheiro (1913), do Livro do desassossego (1913-1935) e da Poesia Completa de Álvaro de Campos (1914-1935), de Fernando Pessoa. No primeiro capítulo, evidencio alguns aspectos comuns à poética de Pessoa e Pirandello com os quais Antonio Tabucchi está em constante diálogo, tendoem vista a modernidade e a pós-modernidade. No segundo capítulo, abordo as diversas formas pelas quais a questão da multiplicidade se faz presente na obra dos três escritores enfocados nesta tese, o que conduz à reflexão sobre importantes aspectos, tais como aidentidade e a alteridade, o eu e o outro. No terceiro capítulo, analiso o jogo entre real e ficcional presente nas obras de Antonio Tabucchi, Fernando Pessoa e Luigi Pirandello. Por fim, no quarto capítulo, demonstro como importantes aspectos que norteiam grande parte da obra de Antonio Tabucchi, tais como memória, ausência, nostalgia e solidão perpassam, da mesma forma, os escritos de Luigi Pirandello eFernando Pessoa.
Abstract: This thesis assumes that Antonio Tabucchi establishes a literary dialogue with the Italian writer Luigi Pirandello and the Portuguese poet Fernando Pessoa, making a reinterpretation of certain themes and concepts present in the work of both writers by bringing them into a new context. Its general objectives are: to delineate Antonio Tabucchis poetics of writing, highlighting the literary dialogue between Antonio Tabucchi, Fernando Pessoa, and Luigi Pirandello, considering modernity and postmodernity; to reflect on the fragmentation and multiplicity of the individual, permeating the concepts of identity and otherness, as well as the proliferation of masks in the works of the three writers at issue; to focus on the game between real and fictional in Antonio Tabucchi, Luigi Pirandello, and Fernando Pessoa; to demonstrate how memory, absence, nostalgia, and loneliness cross the work of these three writers.For developing the chapters, I have selected some texts of the authors focused in this thesis: Il gioco del rovescio (1981), Il filo dellorizzonte (1986), Il signor Pirandello è desiderato al telefono (1988), Requiem (1991), Cinema (1985), Stanze (1985), and Autobiografie Altrui (2003), by Antonio Tabucchi; Prima notte (1900), Il Pipistrello (1920), Ciascuno a suo modo (1924), Uno, nessuno e centomila (1925), and Questasera si recita a soggetto (1929), by Luigi Pirandello; besides the static drama O marinheiro (1913), the Livro do desassossego (1913-1935), and the Poesia Completa de Álvaro de Campos (1914-1935), by Fernando Pessoa. In the first chapter, I highlight some aspects that can be found in Pessoa and Pirandellos poetics with which AntonioTabucchi is in constant dialogue, considering modernity and postmodernity. In the second chapter, I approach the different ways in which multiplicity is present in the works of the three writers focused in this thesis, which leads to the reflection on important aspects, such as identity and otherness, the I and the other. In the third chapter, I analyze the game between real and fictional present in the works of AntonioTabucchi, Fernando Pessoa, and Luigi Pirandello. Finally, in the forth chapter, I demonstrate how important aspects that orient much of Antonio Tabucchis work, such as memory, absence, nostalgia, and loneliness cross, in the same way, the writings of Luigi Pirandello and Fernando Pessoa.
Subject: Pessoa, Fernando , 1888-1935 Crítica e interpretação
Alteridade
Literatura comparada Italiana e portuguesa
Tabucchi, Antonio , 1943 Crítica e interpretação
Pirandello, Luigi, 1867-1936 Critica e interpretação
Memória na literatura
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AQVPQA
Issue Date: 30-Jun-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_melissa_cobra_torre.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.